terça-feira, 1 de setembro de 2015

QUAIS SÃO OS FINS DO SACRIFÍCIO DA MISSA





  Para completar a postagem anterior, vou, com a graça de Deus, fazer um resumo dos quatro fins da Santa Missa: 1º - ADORAÇÃO;  2º - AÇÃO DE GRAÇAS;  3º - PROPICIAÇÃO;  4º - IMPETRAÇÃO.
   1º ADORAÇÃO: O Sacrifício é, antes de tudo, um testemunho exterior dos sentimentos de reverência absoluta diante do senhorio de Deus. Ora, Cristo pela oblação reverente da própria vida, na Cruz, reconheceu o soberano direito de Deus sobre os homens. Essa oblação se repete na Missa, que significa o supremo obséquio com que Cristo e os seus membros prestam ao Pai Onipotente toda honra e glória.
   2º - AÇÃO DE GRAÇAS: Aprêço pelo esplendor das divinas dádivas, espanto pela gratuidade de tamanhos benefícios. Afim de testemunhar nossa gratidão, oferecemos ao Benfeitor algo que nos é precioso. Que há de mais precioso que Jesus Cristo? Por Ele, em nome d'Ele, rendemos graças a Deus, igualando o benefício recebido. A Missa é Eucaristia, isto é, ação de graças. Eucaristia vem do grego. Quer dizer Ação de graças.
   3º - PROPICIAÇÃO: Usurpamos, pelo pecado, o lugar de Deus, determinando pela nossa cabeça e bel-prazer, o bem e o mal, e nos colocando com todo orgulho como fins derradeiros de nossa vida. Para restabelecer a ordem subvertida, devemos dobrar-nos, entregar de novo a Deus a posse e direção de nossa existência, e assim desagravá-Lo. Só Nosso Senhor Jesus Cristo pode expiar condignamente, pelo Seu Sacrifício, a ofensa feita ao Deus infinito. A cada pecador, este Sacrifício se aplica sobretudo pelos Sacramentos e a Santa Missa. A Missa é Sacrifício expiatório, pois torna presente a Cristo em estado de vítima, com o Seu Corpo entregue por nós e o Seu Sangue derramado por nossos pecados. Propiciação sacramental, toda ela subordinada à expiação cruenta do Calvário, para nos aplicar-lhe os frutos, apagar nossas faltas cotidianas. 1º A virtude propiciatória da Missa exige nossa colaboração: sinceridade e fé, temor e respeito, contrição e penitência; 2º dadas estas condições, PERDOA OS PECADOS, aplacando o Senhor e obtendo-lhe os auxílios. Todavia, não apaga imediatamente o pecado mortal, nem infunde, pois, imediatamente a graça santificante como faz o sacramento da Penitência, mas NOS MERECE - POR VIRTUDE PRÓPRIA E INFALÍVEL - A GRAÇA ATUAL E O DOM DO ARREPENDIMENTO, MEDIANTE OS QUAIS SE APAGARÁ O PECADO E A ALMA SERÁ SANTIFICADA. 3º Satisfaz de modo infalível e imediato pelas PENAS TEMPORAIS devidas ao pecado. Por isso pode a Missa ser oferecida pelos defuntos que padecem no purgatório.
   4º IMPETRAÇÃO: Sobre o altar, Jesus Cristo continua a Sua mediação, para que sejamos cumulados de todo bem e graça. A Santa Missa tem indizível força impetratória, primeiro por ser prece do próprio Jesus Cristo, que vive para interceder por nós, apresentando ao Pai a sua Paixão; e segundo, por ser prece da Igreja, que une as suas súplicas às do Esposo. - Observação: Devemos todavia conservar em nossos pedidos a ordem que indica a Liturgia: 1º) antes de tudo orar pelas intenções da Igreja; 2º) pedir graças espirituais para nós e o outros; 3º) implorar favores temporais, na medida em que forem úteis à nossa salvação.
   Apenas mais uma observação: Os frutos de propiciação e impetração a serem de fato aplicados, dependem dos desígnios de Sabedoria Divina e da devoção de cada qual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário