quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Terminando a Prece de S. Luís M. Grignon de Montfort - ( VI )

   "Qual é, Senhor Deus de verdade, essa montanha misteriosa de que nos dizeis tantas maravilhas, senão Maria, Vossa diletíssima Esposa, cuja base pusestes sobre o cimo das mais altas montanhas?
   Felizes e mil vezes felizes os sacerdotes que tão bem elegestes e predestinastes para convosco habitar nessa abundante e divina montanha, para aí se tornarem reis da eternidade, pelo desprezo da terra e pela elevação em Deus; para aí se tornarem mais brancos que a neve pela união a Maria, Vossa Esposa toda formosa, toda pura e toda imaculada; para aí se enriquecerem do orvalho do céu e da fecundidade da terra, de todas as bênçãos temporais e eternas de que está toda cheia Maria Santíssima.
   É do alto desta montanha que hão de lançar, quais novos Moisés, por suas ardentes súplicas dardos contra seus inimigos, para prostrá-los ou para convertê-los; é sobre esta montanha que hão de aprender da própria boca de Jesus Cristo, que aí está sempre, a inteligência das suas oito bem-aventuranças; é sobre essa montanha de Deus que com Ele hão de ser transfigurados como no Tabor, que hão de morrer com Ele, como no Calvário, e que hão de subir com Ele ao céu, como na montanha das Oliveiras.
   Lembrai-Vos de Vossa Congregação. Só a Vós compete formar por Vossa graça essa assembleia; se o homem meter mãos à obra antes de Vós, nada se fará; se quiser misturar o que é dele com o que é vosso, estragará tudo, destruirá tudo. Da Vossa Congregação: é trabalho Vosso, grande Deus: Fazei a Vossa obra, fazei uma obra toda divina; ajuntai, chamai, convocai de todas as partes de Vossos domínios Vossos eleitos para deles fazer um exército contra Vossos inimigos.
   Vede, Senhor Deus dos exércitos, os capitães que formam companhias complexas, os potentados que ajuntam numerosos exércitos, os navegadores que reúnem frotas inteiras, os mercadores que se congregam em grande número nos mercados e nas feiras! Quantos bandidos, ímpios, ébrios e libertinos se unem em massa contra Vós todos os dias, e isto com tanta facilidade e prontidão! Basta soltar um assobio, rufar um tambor, mostrar a ponta embotada de uma espada, prometer um ramo seco de louros, oferecer um pedaço de terra amarela ou branca; basta, em poucas palavras, uma fumaça de honra, um interesse de nada, um mesquinho prazer animal que se tem em vista, para num instante reunir os bandidos, ajuntar os soldados, congregar os batalhões, convocar os mercadores, encher as casas e os mercados, e cobrir a terra e o mar de uma multidão inumerável de réprobos, que, embora divididos todos entre si, ou pelo afastamento dos lugares, ou pela diversidade dos gênios, ou por seus próprios interesses, se unem, entretanto, e se ligam até à morte, para fazer-Vos guerra sob o estandarte e sob o comando do demônio.
   E nós, grande Deus! embora haja tanta glória e tanto lucro, tanta doçura e vantagem em servir-Vos, quase ninguém tomará Vosso partido? Quase nenhum soldado se alistará em Vossas fileiras? Quase nenhum São Miguel clamará, no meio de seus irmãos, cheio de zelo para Vossa glória: Quem como Deus?
   Ah! permiti que brade por toda parte: Fogo! fogo! fogo! socorro! socorro! socorro! Fogo na casa de Deus! fogo nas almas! fogo até no santuário! Socorro, que assassinam nosso irmão! socorro, que degolam nossos filhos! socorro, que apunhalam nosso bom Pai! Quem é do lado do Senhor, junte-se a nós: venham todos os bons sacerdotes que estão espalhados pelo mundo cristão, os que estão atualmente na peleja, e os que se retiraram do combate para se embrenharem pelos desertos e ermos, venham todos esses bons sacerdotes e se unam a nós. A união faz a força, para que formemos, sob o estandarte da cruz, um exército em boa ordem de batalha e bem disciplinado, para de concerto atacar os inimigos de Deus que já "tocaram a rebate, embraveceram-se, rangeram os dentes, coligaram-se. Rompamos os seus laços, e sacudamos de nós o seu jugo. Aquela que habita nos céus zombará deles. Levantai-Vos, Deus, e sejam dispersos os vossos inimigos. Levantai-Vos, Senhor, por que dormis? Levantai-Vos". (São palavras dos Salmos).
   Erguei-Vos, Senhor:  por que pareceis dormir? Erguei-Vos em todo Vosso poder, em toda a Vossa misericórdia e justiça, para formar-Vos uma companhia seleta de guardas que velem a Vossa casa, defendam Vossa glória e salvem tantas almas que custam todo o Vosso Sangue, para que só haja um aprisco e um pastor, e que todos Vos rendam glória em Vosso santo Templo. Amém.

Obs.: Dispunha-me a escrever alguns artigos para mostrar que a Santa Igreja é missionária e não ecumênica. Mas veio-me à lembrança a Prece de São Luís Maria Grignon de Montfort pedindo a Deus missionários. Decidi transcrever esta inflamada oração onde fica patente o espírito missionário da Igreja e igualmente claro que a Igreja não é ecumênica. Depois das Sagradas Escrituras, da Sagrada Tradição e dos documentos infalíveis do Magistério, nada mais seguro do que os escritos dos santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário