sexta-feira, 31 de maio de 2019

NOVENA DO ESPÍRITO SANTO (Por Santo Afonso Maria de Ligório)

ORAÇÃO PREPARATÓRIA

A Sequência da Missa

   
Vinde, Espírito Santo, e do céu enviai um raio de vossa luz!
   Vinde, Pai dos pobres; vinde, doador dos bens, vinde luz dos corações!
   Consolador supremo, doce hóspede da alma, suave refrigério!
   Nos trabalhos sois repouso; sois alívio no ardor; e nas lágrimas, consolo.
   Ó luz beatíssima, enchei até ao íntimo os corações dos vossos fiéis!
   Sem a vossa graça nada existe no homem, nada há de puro.
   Lavai toda mancha, regai toda aridez, sarai toda ferida.
   Abrandai o que é rígido, aquecei o que é frígido, encaminhai os desviados!
   Concedei aos fiéis que em vós confiam os sete dons sagrados.
   Dai-lhes o mérito da virtude; dai-lhes a salvação final, e o gozo perene, Amém.


LEITURA DO PRIMEIRO DIA

O amor de Deus é fogo que inflama

   1 - No Antigo Testamento mandara Deus que o fogo ardesse sempre no seu altar. "O fogo no altar deve estar sempre aceso (lv 6, 12). São Gregório diz serem os nossos corações os altares de Deus nos quais o fogo do amor divino deve arder sempre. Por isto não bastou ao eterno Pai mandar-nos seu Filho Jesus Cristo que nos remisse por sua morte: mas também quis dar-nos o Espírito Santo para morar nos nossos corações e os abrasar continuamente com sua caridade. O próprio Jesus Cristo nos afirma que veio à terra para inflamar os nossos corações com este fogo santo e que nada tanto deseja como ver que arda em chamas: "Vim lançar fogo à terra e que quero senão que se acenda?" (Lc 12, 49). Esquece as ofensas e a ingratidão que recebeu dos homens na terra e, tendo subido ao céu, manda-nos o Espírito Santo. Assim, pois, nos amais, ó amável Redentor, na vossa glória tanto quanto na vossa ignomínia e paixão.

   Poe isso o Espírito Santo desceu na forma de línguas ardentes no cenáculo sobre os discípulos. Pela mesma razão a Santa Igreja nos manda rezar: "Rogamo-Vos, Senhor, que o Espírito Santo nos inflame em aquele fogo que Nosso Senhor Jesus Cristo lançou a esta terra e que deseja ver arder grandemente". Este santo fogo abrasava os santos para praticar feitos por Deus; amar os inimigos, desejar humilhações, desapegar-se de todos os bens desta terra, suportar os tormentos do martírio e até a morte com alegria.

   2 - O amor não pode estar ocioso; nunca diz: Basta. Quanto mais uma alma amante de Deus faz, tanto mais vivo torna-se seu desejo de trabalhar mais ainda para merecer sua complacência e seu amor. Este fogo os inflama na oração contemplativa: "Quando contemplava, acendeu-se em mim o fogo" (sl 38, 4). Querendo, pois, abrasar-nos no amor de Deus, devemos amar a oração contemplativa,  por ser a fornalha que em nós faz arder o fogo do amor divino.

   Até agora nada fiz por vós, meu Deus, enquanto vós por mim tanto fizestes! Ah! minha tibieza deveria já vos ter impelido a lançar-me fora da vossa boca.

   Ó Espírito Santo, aquecei o que é frio, excitai em mim um grande desejo de agradar-vos. Abomino todo amor próprio e antes quero morrer que vos desagradar no mínimo ponto. Aparecestes em forma de línguas ardentes; por isso dedico-vos minha língua para nunca mais ofender-vos com ela. Meu Deus, vós ma destes, para anunciar vosso louvor; eu, porém, a tenho usado para vos ofender e seduzir outros ao pecado. Arrependo-me do fundo de minha alma. Por amor de Jesus Cristo, que durante sua peregrinação terrestre tanto promoveu por sua língua a vossa glória, dai-me a graça que vos honre deveras, cante vosso louvor, invoque vosso auxílio, e pregue vossa bondade e infinita amabilidade. Amo-vos, meu sumo Bem, amo-vos, ó Deus de amor.

   Ó Maria, predileta esposa do Espírito Santo, impetrai-me este fogo do amor divino. Amém. 


ORAÇÕES FINAIS

Oração para alcançar os sete dons do Espírito Santo

   Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor!
   
   Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu sempre me lembre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa divina presença; trema, como os mesmos anjos, diante de vossa divina majestade, e nada receie tanto como desagradar aos vossos santos olhos.

   Ave-Maria.

   Espírito Santo, concedei-me o dom de piedade, que me tornará delicioso o trato  e o colóquio convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor, como a meu Pai, a Maria Santíssima como a minha Mãe e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo.

   Ave-Maria.

   Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que eu conheça cada vez mais as minhas próprias misérias e fraquezas, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma; e para sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, a fim de poder evitá-las.     

   Ave-Maria.

   Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que eu despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria de espírito, os desprezos, prejuízos, perseguições e a própria morte antes que renegar por palavras e por obras ao meu amabilíssimo Senhor Jesus Cristo.

   Ave-Maria.

   Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais vos agrade, siga em tudo a vossa divina graça e com bons e carinhosos conselhos socorra ao próximo.

   Ave-Maria.

   Espírito Santo, concedei-me o dom da inteligência, para que eu, alumiado pela luz celeste de vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação, a doutrina da santa religião.

   Ave-Maria.

   Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que eu, cada vez mais, goste das coisas divinas e, abrasado no fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo que é mundano e me una para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor. 

   Ave-Maria.

   Vinde, Espírito Criador, visitai-me e enchei o meu coração que vós criastes, com a vossa divina graça. Vinde e repousai sobre mim, Espírito de sabedoria e inteligência, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de ciência, de piedade e de temor de Deus. Vinde, Espírito divino, ficai comigo e derramai sobre mim a vossa divina bênção. Amém.


ATENÇÃO! Há uma leitura para cada dia. Publicarei, se Deus quiser, as leituras para cada dia da novena. Reza-se, então, antes A ORAÇÃO PREPARATÓRIA, faz-se a LEITURA DE CADA DIA, e logo depois, reza-se A ORAÇÃO FINAL.
A ORAÇÃO PREPARATÓRIA E A ORAÇÃO FINAL, sempre como neste primeiro dia. 


      

4 comentários:

  1. Deus seja louvado pela graça de existirem padres que ainda espalham a pura doutrina a de sempre, real verdadeira e eficaz. Obrigada padre, estava buscando uma novena assim. Salve Maria Puríssima.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, fiquei muito feliz de ter encontrado esse blog. Quero saber como faço pra ter os outros dias da novena em honra ao Divino Espírito Santo?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, mas não estou encontrando as leituras dos dias seguintes

    ResponderExcluir