domingo, 4 de outubro de 2015

CATECISMO DE SÃO PIO X: Da Sagrada Escritura e da Tradição

Da Sagrada Escritura

  Onde se acham as verdades que Deus revelou?
  As verdades que Deus revelou acham-se na Sagrada Escritura e na Tradição.

  Que é a Sagrada Escritura?
  A Sagrada Escritura é a coleção dos livros escritos pelos Profetas e pelos Hagiógrafos, pelos Apóstolos e pelos Evangelistas, por inspiração do Espírito Santo, e recebidos pela Igreja como inspirados. 

  Em quantas partes se divide a Sagrada Escritura?
  A Sagrada Escritura se divide em duas partes: Antigo e Novo Testamento.

  Que contém o Antigo Testamento?
  O Antigo Testamento contém os livros inspirados escritos antes da vinda de Jesus Cristo.

  Que contém o Novo Testamento?
  O Novo Testamento contém os livros inspirados escritos depois da vinda de Jesus Cristo.

  Que nome se dá comumente à Sagrada Escritura?
  À Sagrada Escritura dá-se comumente o nome de Bíblia Sagrada.

  Que quer dizer a palavra Bíblia?
  A palavra Bíblia quer dizer coleção dos livros santos, o livro por excelência, o livro dos livros, o livro inspirado por Deus.

  Por que é a Sagrada Escritura chamada o livro por excelência?
  A Sagrada Escritura é chamada o livro por excelência por causa da excelência da matéria de que trata e do Autor que a inspirou.

  Não pode haver erro na Sagrada Escritura?
  Na Sagrada Escritura não pode haver erro algum, porque, sendo toda inspirada, o Autor de todas as suas partes é o próprio Deus. Isto não obsta a que nas cópias e traduções da mesma Sagrada Escritura se tenha dado algum engano ou dos copistas ou dos tradutores. Não obstante, nas edições revistas e aprovadas pela Igreja Católica não pode haver erro no que respeita à fé ou à moral.

  É necessária a todos os cristãos a leitura da Bíblia?
  A leitura da Bíblia não é necessária a todos os cristãos sendo, como são, instruídos pela Igreja; mas é contudo útil e recomendada a todos.

  Pode-se ler qualquer tradução em língua vulgar da Bíblia?
  Podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. 

  Por que só se podem ler as traduções da Bíblia que são aprovadas pela Igreja?
  Só se podem ler as traduções da Bíblia que são aprovadas pela Igreja porque só Ela é legítima depositária e guarda da Bíblia.

  Por quem podemos nós conhecer o verdadeiro sentido das Sagradas Escrituras?
  O verdadeiro sentido das Sagradas Escrituras podemos conhecê-lo só por meio da Igreja, porque só a Igreja é que não pode errar ao interpretá-las. 

  Que deveria fazer um cristão se lhe fosse oferecida a Bíblia por um protestante ou por algum emissário dos protestantes?
  Um cristão a quem fosse oferecida a Bíblia por um protestante, ou por algum emissário dos protestantes, deveria rejeitá-la com horror, por ser proibida pela Igreja. E, se a tivesse aceitado sem reparar, deveria logo lançá-la ao fogo ou entregá-la ao próprio pároco. 

  Por que proíbe a Igreja as Bíblias protestantes?
  A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. 


Da Tradição

  Dizei-me: o que é a Tradição?
  A Tradição é a palavra de Deus não-escrita, mas comunicada de viva voz por Jesus Cristo e pelos Apóstolos, e que chegou sem alteração, de século em século, por meio da Igreja, até nós. 

  Onde se acham os ensinamentos da Tradição? 
  Os ensinamentos da Tradição acham-se principalmente nos decretos dos Concílios, nos escritos dos Santos Padres, nos atos da Santa Sé, nas palavras e nos usos da Sagrada Liturgia. 

  Em que consideração se deve ter a Tradição?
  A Tradição deve ter-se na mesma consideração em que se tem a palavra de Deus contida na Sagrada Escritura. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário