quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Continuando a Prece de S. Luís M. Gringnon de Montfort - ( III )

   Quando não, fazei que eu morra. Não é melhor para mim morrer do que Vos ver, meu Deus, todos os dias tão cruelmente e impunemente ofendido, e a mim mesmo ver todos os dias em risco de ser arrastado pelas torrentes de iniqüidades que aumentam a cada instante, sem que nada se lhes oponha? Ah! mil mortes me seriam mais toleráveis. Enviai-me o socorro do céu, ou senão chamai a minha alma. Sim, se eu não tivesse a esperança de que, mais cedo ou mais tarde, haveis de ouvir este pobre pecador, nos interesses de vossa glória, como já ouvistes a tantos outros "Este pobre clamou e o Senhor ouviu-o", pedir-Vos-ia do mesmo modo que o profeta: "Tirai a minha alma". (= Elias)
   A confiança que tenho em vossa misericórdia faz-me, porém, dizer com outro profeta: "Não morrerei, mas viverei, e publicarei as obras do Senhor"; (=David). até que com o velho Simeão possa dizer: "Agora, Senhor, podeis deixar partir o vosso servo em paz, porque os meus olhos viram a vossa salvação, etc.
   Lembrai-Vos: Divino Espírito Santo, lembrai-Vos de produzir e de formar filhos de Deus, com Maria, vossa divina e fiel Esposa. Formastes Jesus Cristo, cabeça dos predestinados com ela e nela, e com ela e nela deveis formar todos os seus membros; nenhuma pessoa divina engendrais na Divindade, mas só Vós, únicamente Vós, formais todas as pessoas divinas, fora da Divindade, e todos os santos que têm existido e hão de existir até ao fim do mundo, são outros tantos produtos de vosso amor unido a Maria Santíssima. O reino especial de Deus Pai durou até o dilúvio, e foi terminado por um dilúvio de água; o reino de Jesus Cristo foi terminado por um dilúvio de sangue, mas o vosso reino, Espírito do Pai e do Filho, está continuando presentemente, e há de ser terminado por um dilúvio de fogo, de amor e de justiça.
   Quando virá este dilúvio de fogo do puro amor, que deveis atear em toda a terra de um modo tão suave e tão veemente que todas as nações, os turcos, os idólatras, e os próprios judeus hão de arder nele e converter-se? "Não há quem possa se esconder de seu calor".
   Que seja ateado. Seja ateado esse divino fogo que Jesus Cristo veio trazer à terra, antes que ateeis o fogo de vossa cólera, que há de reduzir tudo a cinzas. "Enviai, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra". Enviai à terra este Espírito todo de fogo, para nela criar sacerdotes todos de fogo, por cujo ministério seja a face da terra renovada, e reformada por vossa Igreja.
   Lembrai-Vos da Vossa Congregação: É uma congregação, uma assembleia, uma seleção, uma escolha de predestinados que deveis fazer no mundo e do mundo: "Eu vos escolhi do meio do mundo". É uma rebanho de pacíficos cordeiros que deveis ajuntar entre tantos lobos: uma companhia de castas pombas e de águias reais entre tantos corvos; um enxame de laboriosas abelhas entre tantos zangões; uma manada de céleres cervos entre tantas tartarugas; um batalhão de leões destemidos entre tantas lebres tímidas. Ah! Senhor: Reuni-nos de todas as nações; congregai-nos, uni-nos para que de tudo se renda toda a glória ao Vosso nome santo e poderoso.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário