quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Continuando a Prece de S. Luís M. Grignon de Montfort ( V )

  Predissestes esta ilustre Companhia a vosso profeta, que dela fala em termos muito obscuros e misteriosos, mas divinos: "Ó Deus, Vós reservastes uma chuva abundante para tua herança; e, quando ela enfraqueceu, Vós a reconfortastes. Nela morarão os da Vossa grei; na Vossa bondade, ó Deus, preparastes o sustento para o pobre. O Senhor dará a nova, e grande é o número dos mensageiros. O rei dos exércitos está em poder do seu muito amado, e a que é a formosura da casa reparte os despojos. Quando descansais no meio das vossas herdades, sois como as penas prateadas da pomba, na extremidade de cujo dorso há o brilho flavo do ouro. Enquanto o Altíssimo dispersa os reis da terra, tudo no (monte) Salmon branqueará de neve. O monte de Deus é um monte fértil, monte coagulado, monte fecundo. Mas, por que pensais em (outros) montes férteis? Há um monte em que aprouve a Deus morar, porque o Senhor habitará nele eternamente" ( Profeta David no Salmo LXVI, 10-17). 
   Qual é, Senhor, essa chuva abundante que separastes e escolhestes para vossa enfraquecida herança senão esses santos missionários, filhos de Maria Vossa Esposa, aos quais deveis congregar e separar do mundo, para bem de Vossa Igreja, tão enfraquecida e maculada pelos crimes de seus filhos?
   Quais são esses animais e esses pobres que hão de habitar em Vossa herança, e ser aí nutridos com a divina doçura que lhes haveis preparado, senão esses pobres missionários abandonados à Providência e transbordantes de Vossas delícias divinas; esses misteriosos animais de Ezequiel, que hão de ter a humanidade do homem, por sua desinteressada e benfazeja caridade para com o próximo; a coragem do leão por sua santa cólera  e por seu ardente e prudente zelo contra os demônios e filhos de Babilônia; a força do boi por seus trabalhos apostólicos e pela mortificação contra a carne; e finalmente a agilidade da águia, por sua contemplação em Deus?
   Tais são os missionários que quereis enviar à Vossa Igreja. Terão olhos de homem para o próximo, olhos de leão contra Vossos inimigos, olhos de boi contra si próprios, e olhos de águia para Vós. Estes imitadores dos Apóstolos pregarão com grande força e virtude, e tão grande, tão esplêndida, que hão de comover todos os espíritos e todos os corações nos lugares em que pregarem. A eles é que haveis de dar Vossa palavra; e até mesmo Vossa boca e vossa sabedoria à qual nenhum dos Vossos inimigos poderá resistir.
   Entre esses prediletos Vossos, ó amabilíssimo Jesus, é que tomareis Vossas complacências na qualidade de Rei das virtudes, pois que em todas as suas missões não hão de ter por objeto senão dar-Vos toda a glória das vitórias que alcançarem sobre Vossos inimigos: O Rei dos exércitos está em poder do seu muito amado, e a que é a formosura da casa reparte os despojos. 
   Por seu abandono à Providência e pela devoção à Maria Santíssima terão as asas prateadas da pomba: quando descansais no meio das Vossas herdades, sois como as penas prateadas da pomba: isto é, uma perfeita caridade para com o próximo, para suportar-lhe os defeitos, e um grande amor a Jesus Cristo, para levar a sua cruz.  
   Só Vós, ó Jesus, como Rei dos céus e Rei dos reis, haveis de separar do mundo esses missionários, como outros tantos reis, para torná-los mais brancos que a neve sobre a montanha de Salmon, montanha de Deus, montanha abundante e fértil, montanha forte e coagulada, montanha em que Deus se compraz maravilhosamente, e na qual habita e há de habitar até ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário