sexta-feira, 29 de maio de 2015

O REINO DE JESUS CRISTO NA ALMA





 Diz o Livro da Imitação de Cristo: "Estar com Jesus é um doce paraíso; estar sem Jesus é um terrível inferno".
   "Quem segue a Nosso Senhor Jesus Cristo nunca anda nas trevas". 

   Na verdade: Jesus Cristo sempre reina: ou pelos bens e graças que traz sua presença; ou pelos males, catástrofes e desgraças que advêm de sua ausência. 

   Lemos a História da Igreja e constatamos em todos os tempos que, onde as máximas de Nosso Senhor Jesus Cristo são observadas e respeitadas, há paz e bênçãos. Onde se dá o contrário, há guerras, revoltas e desgraças de todo tipo; uma maldição como que paira constantemente sobre a humanidade.  

   Hoje que infelizmente, não só se não respeitam os mandamentos de Deus e as máximas do Divino Mestre, mas, além disto, os homens chegam à audácia de fazer leis contrárias às leis de Deus, estamos vendo os males e desgraças que estão caindo sobre a humanidade, e, pelas profecias, ou os homens se convertam e façam penitência, ou, do contrário, virão mais castigos. Os homens são castigados pelos próprios pecados que cometem. 

   Caríssimos, de nossa parte, façamos de tudo para que o Divino Mestre reine em nossas almas. Mas, qual é este reino em mim? É o Filho de Deus feito homem governando sempre e em tudo o meu coração, dirigindo o espírito, a língua, todas as ações, toda a ordem e plano da minha vida. Assim, caríssimos, o meu coração, é, com toda verdade, o trono de Jesus Cristo. Tudo em mim recebe com submissão as ordens deste grande Rei; tudo é posto ao seu serviço, para ser empregado por Ele em glorificar a seu Pai. 

   Este reino de Jesus Cristo consiste em me governar de tal sorte pelo seu espírito, que Ele seja a norma de todos os meus juízos, de todos os meus afetos e propósitos; em seguir em tudo as luzes e inspirações da sua graça; e, com o santo uso que faço delas, em praticar todas as virtudes que nos ensinou, e de que nos deu exemplo. É verdade que eu nunca serei dispensado de dizer com São Paulo: "Sinto nos meus membros outra lei que se opõe à lei do meu espírito, e que me faz escravo da lei do pecado que está nos meus membros" (Rom. VII, 23); mas é necessário que possa acrescentar como ele: "Tenho outra lei dentro de mim, a lei do espírito de Jesus, que reina sobre os meus apetites desregrados, os reprime e os subjuga; de sorte que "não sou eu já o que vivo, mas é Jesus Cristo que vive em mim" (Gal. II, 20). É necessário que as suas virtudes substituam os meus vícios: a sua humildade o meu orgulho; a sua pobreza o meu apego aos bens terrenos; a sua paciência as minhas impaciências; as sua mansidão a minha ira, etc. É necessário, outrossim, que Ele disponha à sua vontade do meu tempo e das minhas forças, das minhas alegrias e tristezas..., sem que jamais a sua vontade encontre na minha alguma resistência. Somente então Jesus reinará em mim e sobre mim como senhor supremo; mais do que isto, como Pai todo poderoso e todo bondade. 

   Ah! caríssimos, oxalá, Jesus reinasse assim em cada alma, em cada família e consequentemente em toda sociedade!!! Enquanto isto não acontecer, é o caos cada vez mais terrível que vemos e veremos infelizmente!!!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário