domingo, 3 de janeiro de 2016

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 3 do mês

 Da doutrina da verdade

   Aquele a quem fala o Verbo eterno é desembaraçado de muitas opiniões. Sem Nosso Senhor Jesus Cristo ninguém entende ou julga retamente. Aquele para quem Deus é tudo, que tudo a Deus refere e n'Ele vê tudo, pode ter o coração firme e permanecerá em paz no seio de Deus. Ó Jesus, calem-se todos os doutores, emudeçam as criaturas todas em vossa presença: falai vós só. Na verdade, enfastia-me ouvir e ler muitas coisas, que na realidade, são meras opiniões humanas. Por isso estão sujeitas a mudanças. Os homens tidos por sábios e muito inteligentes querem a todo custo que acreditem no que falam ou escrevem e depois de anos, podem vir afirmando o contrário de antes e exigindo a mesma convicção com que obrigaram os outros  durante anos. O orgulhoso gira para um lado e depois para o lado contrário, como o papa-vento. Deus assim permite para castigar o orgulho. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Divino Mestre, é sempre o mesmo, ontem, hoje e sempre. Por isso, nós devemos rejeitar toda doutrina nova e estranha. São Paulo inspirado que foi pelo Espírito Santo, pôde dizer ao Bispo Timóteo: "Prega a palavra, insiste a tempo e contra-tempo". Ao Gálatas, volúveis e insensatos, o Apóstolo disse: "Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie um Evangelho diferente daquele que vos temos anunciado, seja anátema". São Paulo pôde falar assim porque não pregava opiniões humanas, e para agradar os homens. Pregava o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e procurava unicamente a glória e o favor de Deus.
   O espírito puro, singelo e constante não se distrai, ainda que se ocupe em muitas coisas; porque tudo faz para honra de Deus e em nenhuma se procura a si próprio. Não se deixa em suas ações arrastar de alguma inclinação viciosa; mas ele as submete ao arbítrio da reta razão.
  Este deveria ser nosso principal empenho: vencer-nos a nós mesmos e melhorar-nos em nosso aproveitamento.
    Não se deve culpar a ciência, nem qualquer conhecimento, porque em si considerada é boa e ordenada por Deus; mas sempre se lhe há de antepor a boa consciência e a vida virtuosa.
    Quantos se perdem neste mundo por sua vã ciência, porque pouco se ocupam do serviço de Deus. E porque antes querem ser grandes que humildes, fazem-se vãos em seus pesamentos. Verdadeiramente grande é aquele que tem grande amor a Deus. Verdadeiramente grande é o que a seus olhos é pequeno e avalia em nada a maior honra.. E verdadeiramente sábio é aquele que faz a vontade de Deus e renuncia à sua própria.
   Há duas doutrinas, mas não há senão uma só verdade. Há duas doutrinas, uma de Deus imutável como Ele; outra do homem, mutável como ele. A Sabedoria incriada, o Verbo divino espalha a primeira nas almas preparadas para recebê-la; e a luz que lhe comunica é uma parte dele mesmo, de sua verdade substancial e sempre viva. A todos se oferece, mas com mais abundância ao humilde de coração; e como dele não venha, nem de seu entendimento dependa, o homem humilde possui a verdade sem ser tentado de vã complacência.
    A doutrina do homem, pelo contrário, adula seu orgulho. pois ele é seu autor. Mas Deus permite que riem-se das ideias falsas que o orgulhoso tinha por verdadeiras.
    Ó Jesus, dignai-vos inspirar em mim a vossa verdade santa; preserve-me ela para sempre dos extravios da minha razão.
     O ramalhete espiritual, colhido neste pequeno jardim desta leitura meditada, para, durante o dia tê-lo presente e perceber seu perfume a fim de dar frutos para a vida eterna, serão as palavras do Divino Mestre: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" e "Quem me segue não anda em trevas". 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário