sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 29 de janeiro

Dos admiráveis efeitos do divino amor

  A ALMA: Graças vos dou, Pai celestial, Pai de meu Senhor Jesus Cristo, porque houvestes por bem lembrar-Vos de mim, pobre criatura. "Ó Pai de misericórdia e Deus de toda consolação", graças Vos dou porque, apesar de minha indignidade, algumas vezes me recreais com vossa consolação. Sede bendito para todo sempre e glorificado com vosso Filho Unigênito e o Espírito consolador por todos os séculos dos séculos. Ó Senhor Deus, santo objeto de meu amor! Quando entrardes em meu peito, exultará de alegria o meu coração. Sois a minha glória e o júbilo de meu coração; sois a minha esperança e o meu refúgio no dia da tribulação.
  Mas, porque ainda sou fraco no amor e imperfeito na virtude, por isso necessito de que me fortaleçais e consoleis. Vinde, pois, Senhor, muitas vezes à minha alma e instruí-a com santas doutrinas. Livrai-me das paixões más, sarai meu coração de todos os afetos desordenados para que, santo e bem purificado interiormente, seja apto para amar-Vos, forte para sofrer e firme para perseverar no Vosso serviço. 
  Grande coisa é o amor! Por certo que é um bem admirável. Ele sozinho faz leve tudo o que é pesado, e suporta com ânimo sereno todas as inconstâncias da fortuna. Pois leva a carga sem sentir-lhe o peso, e faz doce e saboroso o que há mais amargo. O amor de Jesus é generoso; faz-nos empreender grandes ações e sempre nos excita ao que é mais perfeito. O amor quer estar sempre elevado e não ser detido com coisas baixas. Quer viver livre e isento das afeições mundanas, para que suas aspirações se elevem até a Deus sem obstáculo, e não seja retardado pelos bens terrenos nem abatido pelos males do mundo. Não há no céu nem na terra coisa mais doce, mais forte, mais deliciosa, mais completa nem melhor que o amor a Jesus. O amor nasceu de Deus e não pode descansar senão em Deus, elevando-se acima de todas as criaturas. Quem ama, corre, voa; vive alegre, é livre e nada o embaraça. Por amor a Jesus, dá tudo a todos; e possui tudo em todas as coisas, porque sobre todas descansa no único Sumo Bem, do qual manam e procedem todos os bens. Não olha as dádivas, mas eleva-se acima de todos os bens, até àquele que os liberaliza. O amor muitas vezes não sabe ter medida, mas vai além de todos os limites. Nada lhe pesa, nada lhe custa; empreende mais do que pode; não se desculpa com a impossibilidade, pois crê que tudo lhe é possível e permitido. Por isso pode tudo e põe por obra muitas coisas impossíveis a quem não ama. 
  O amor sempre está vigilante e até no mesmo sono não dorme. Nenhuma fadiga o cansa; nenhum terror o assusta, mas, qual outra ardente chama e cintilante labareda, sobe ao alto e vence todos os obstáculos. Só quem ama é que pode compreender a voz do amor. Grande clamor faz nos ouvidos de Deus aquele ardente afeto de que se acha penetrada a alma quando diz: Meu Deus! meu amor! Sois todo meu e eu todo vosso!
  Dilatai-me no amor para que aprenda a gostar no íntimo de minha alma quão doce é o amar-Vos, viver de vosso amor e nele me abrasar. Possua-me o amor e eleve-me acima de mim mesmo, pelo impulso de seus transportes. Cante eu cânticos de amor; que eu vos siga meu amado Jesus; que desfaleça em vosso louvor a minha alma, alegrando-se pelo amor. Ame-Vos eu mais do que a mim, nem me ame a mim senão por amor de Vós, e em Vós a todos os que verdadeiramente Vos amam como ordena o lei do amor, que de Vós recebe a sua luz.
  O amor é diligente, sincero, pio, alegre, deleitável, forte, sofredor, fiel, prudente, magnânimo, varonil, sem procurar nunca o seu próprio interesse; porque quando alguém procura o seu próprio cômodo, logo perde o amor. O amor é circunspecto, humilde e reto; não é frouxo, nem leviano, nem vaidoso; é temperado, casto, firme quieto e recatado na guarda de todos os sentidos.
  Quem não está disposto a sofrer tudo e a fazer sempre a vontade de seu amabilíssimo Jesus, não merece que lhe chamem amante. É mister que aquele que ama a Jesus, abrace de boa vontade por Ele tudo o que há de mais duro e amargo, e que d'Ele se não aparte ainda quando a adversidade o persiga. 
   O ramalhete de hoje será a sentença de São Paulo: "Quem não amar a Jesus, seja anátema".
   Sejam anátemas os blasfemadores de Jesus Crucificado. 
   "QUIS UT DEUS!"; "DEUS NON IRRIDETUR".


Nenhum comentário:

Postar um comentário