quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 27 de janeiro

Que as palavras de Deus se devem ouvir com humildade

1. JESUS CRISTO

   Ouve, filho, minhas palavras, palavras suavíssimas, que excedem toda a ciência dos filósofos e sábios deste mundo. "Minhas palavras são espírito e vida", e não podem ser avaliadas pela balança do juízo humano. Não se há de usar delas para vão agrado, mas devem ouvir-se em silêncio, e receber-se com toda a humildade e grande afeto.
   
2. A ALMA

   Davi disse: "Bem-aventurado aquele a quem vós instruirdes, Senhor, e a quem ensinardes vossa lei; para que o guardeis dos dias maus e não seja desamparado na terra" (Sl.93, 12 e 13).

3. JESUS CRISTO

   Eu, diz o Senhor, ensinei os profetas desde o princípio, e não cesso ainda de falar a todos; porém muitos são surdos e rebeldes à minha voz. De melhor vontade ouvem mais ao mundo que a Deus, e mais facilmente seguem os apetites da carne, que os preceitos divinos. Promete o mundo coisas temporais e pequenas, e é servido com grande ânsia; eu prometo bens soberanos e eternos, e não acho nos homens senão frouxidão e desprezo. Onde estão os que me servem e me obedecem em tudo com o cuidado com que servem ao mundo e a seus senhores? Empreendem-se grandes viagens para conseguir um pequeno benefício; e apenas se acham alguns que queiram dar um passo para adquirir os bens eternos. Trabalham muito os homens por uma vil recompensa; armam, às vezes, ignominiosos processos sobre um interesse ridículo; e não duvidam sofrer noite e dia mil incômodos por uma coisa vã, ou por uma fraca promessa.
   Mas, ó vergonhosa cegueira! Quando se trata dum bem imutável, duma recompensa infinita, duma honra suprema e duma glória sem fim não há de empregar o homem ao menos uma pequena diligência para conseguir tantas felicidades! Envergonha-te, pois, de ver que haja homens mais ardentes em buscar a perdição, do que tu o que convém à tua salvação. Buscam com mais gosto a vaidade do que tu a verdade. Contudo, algumas vezes os engana sua esperança; porém, minha promessa a ninguém engana, nem deixa frustrado o que em mim confia. Eu lhe darei o que prometi, cumprirei o que lhe disse, com tanto que seja fiel em me amar até ao fim. Eu sou o remunerador de todos os bens e justo examinador de todos os devotos.
   Escreve as minhas palavras em teu coração, e considera-as atentamente; porque te serão muito necessárias no tempo da tentação. O que agora não entendes quando lês, tu o entenderás quando eu te visitar. E de dois modos costumo visitar meus escolhidos: provando-os com alguma cruz, e consolando-os. Dou-lhes cada dia duas lições: repreendo-lhes os vícios, e exorto-os a que progridam mais e mais na virtude.

   O ramalhete de hoje será esta oração: "Ensinai-me, Senhor, a fazer vossa vontade; e ensinai-me a estar em vossa presença digna e humildemente. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário