quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 28 de janeiro

Devemos andar na presença de Deus em verdade e humildade

1. JESUS CRISTO

 Filho, anda diante de mim em verdade, e busca-me sempre com simplicidade de coração. A verdade o livrará dos enganos e das murmurações dos maus. A verdade te libertará e nenhum cuidado te dará o que os homens de ti injustamente disserem.

2. A ALMA

  Senhor, eu Vos peço a graça de ser como Vós desejais. A vossa verdade me ensine, me defenda e me conserve em Vós até alcançar a minha salvação. Ela me livre de todos os maus desejos e afetos desordenados, e andarei no vosso serviço em grande paz de coração.

3. JESUS CRISTO

  Eu sou a verdade; eu te ensinarei o que é justo e o que me agrada. Pensa em teus pecados com grande detestação e tristeza e não imagines que és digno de consideração por tuas boas obras. És, na verdade, pecador, sujeito a muitas paixões e preso em seus laços. Mas humilha-te, e serei cheio de misericórdia e bondade para contigo. Certamente a própria experiência já te mostrou que  de ti sempre tendes para o nada; depressa cais, facilmente és vencido e a menor infelicidade te desanima e perturba. Nada tens de que possas gloriar-te; muito, porém, de que te devas humilhar; porque és mais fraco do que podes pensar. 
 Meu filho, não tenhas por grande, precioso, admirável, elevado nem digno de ser estimado e apetecido, senão o que é eterno. Ama, sobre todas as coisas, a verdade eterna, e despreza a tua extrema fraqueza. Nenhuma coisa temas, vituperes e abomines tanto como teus vícios e pecados, os quais devem entristecer-te mais que todas as perdas do mundo. 
  Alguns não andam diante de mim com singeleza; porém, levados de certa curiosidade e arrogância querem saber meus segredos e penetrar os mistérios de Deus, não cuidando de si mesmos, nem de sua salvação. Estes tais muitas vezes caem em grandes tentações e pecados por sua soberba e curiosidade, castigando-os deste modo a minha justiça. 
  Teme os juízos de Deus; Não queiras esquadrinhar as obras do Altíssimo; examina porém tuas iniquidades, o mal que tantas vezes cometeste e o bem que por negligência deixaste de fazer. Alguns me trazem na boca, mas poucos no coração. Mas, para consolo de meu Coração, há também aqueles que, tendo a alma ilustrada e o coração puro, suspiram continuamente pelas coisas eternas, não cuidam dos passatempos terrestres e com repugnância se submetem às necessidades da natureza. Estes compreendem perfeitamente o que o Espírito de Verdade lhes diz no coração. Porque Ele lhes ensina a desprezar as coisas terrenas e amar as celestiais, a esquecer o mundo e desejar o céu de dia e de noite. 
  "Eu sou o Deus onipotente; anda em minha presença e sê perfeito": assim falava o Senhor a Abraão. Mas este preceito se dirige ainda com mais força aos cristãos que contemplaram-Me quando fiz-me Homem, o modelo de toda a perfeição. Por isso eu lhes disse: "Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito". Eu disse também: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Sou o caminho seguro que leva os homens a Deus, fora do qual só há extravio e perdição. Sou a verdade eterna e visível que falou convosco, fora da qual só há engano e mentira. Sou a vida que vos livrou da morte do pecado e vos anima com minha graça e vos prepara a vida eterna, fora da qual só há trevas e eterno horror! Assim, meu filho, teus pensamentos unidos aos meus, tuas afeições e obras unidas às minhas, divinizam-se; e como a perfeição do Filho é a mesma perfeição do Pai, por vossa união comigo, o Filho, que começa na terra e se consumará no Céu, nos tornamos perfeitos como o Pai é perfeito. Assim se cumpre aquela minha oração: "Pai Santo, conservai todos aqueles que me destes, para que eles sejam unidos como nós o somos! Santifica-os na verdade; eu mesmo me santifico por eles para que eles sejam santificados na verdade" (S. Jo. XVII, 17-19). 

4.A  ALMA

  Ó Jesus! se nada me apartasse de Vós! Alumiai-me, verdade incriada, sustentai-me, fortaleza soberana; alentai-me, vida eterna; guiai-me, sabedoria infinita. Ó Jesus, dai-me vossa graça no tempo e o prêmio de vosso amor na eternidade. Amém!.
   O ramalhete espiritual será: "Anda na minha presença e serás perfeito" e "quem se humilha será exaltado". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário