segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 25 do mês

Da conversação interior de Cristo com a alma fiel

  1. A ALMA
  "Ouvirei o que o Senhor Deus me disser" (Salmo 84, 8).
  Bem-aventurada a alma que ouve falar-lhe o Senhor e de sua boca recebe palavras de consolação!
 Bem-aventurados os ouvidos que recebem as sublimes inspirações divinas e se fazem surdos às murmurações do mundo!
  Venturosos mil vezes os ouvidos que escutam, não a voz que soa de fora, mas a verdade que ensina de dentro!
  Ditosos os olhos que, fechando-se às coisas exteriores, estão abertos para as interiores. 
  Bem-aventurados os que penetram as coisas interiores, e tratam, com exercícios contínuos de piedade, de preparar-se cada dia mais e mais para receber os segredos celestiais!
  Felizes os que se alegram de entregar-se a Deus e se desembaraçam de todos os impedimentos do mundo!
  Ó minha alma! Considera bem tudo isto, fecha as portas de teus sentidos, para que possas ouvir o que o Senhor teu Deus se digna ensinar-te.

  2. JESUS CRISTO  
  "Eu sou tua salvação", tua vida. Conserva-te ao pé de mim e acharás paz. Deixa todas as coisas transitórias; busca as eternas.
  Que são todas as coisas temporais senão seduções enganosas? E de que te servirão todas as criaturas se te abandonar teu Criador?
  Renuncia pois a tudo, faze-te fiel e grata a teu Criador, para que possas alcançar a verdadeira bem-aventurança. 

REFLEXÕES

  Ouçamos a Sabedoria incriada: "Minhas delícias, diz Ela, são estar com os filhos dos homens" (Prov. 7, 3)
   Mas a maior parte dos homens não entende sua linguagem, ou teme entendê-la; aparta-se dela para conversar com as criaturas. "Ela veio ao mundo e o mundo não a recebeu" (S. Jo. 1, 10).
   Eis aqui porque o Apóstolo nos proíbe "amar o mundo, porque ele pertence todo ao espírito maligno" (1 S. Jo. 11, 15 e 19).
   Se queremos pois chamar sobre nós o espírito de Deus, aquele espírito cuja "unção nos ensina todas as coisas", separemo-nos do mundo; renunciemos a suas máxima, seus prazeres, suas reuniões tumultuosas. Jesus não se acha senão no silêncio do retiro: "Conduzirei a alma à um lugar retirado do barulho, e ali lhe falarei ao coração" (Cf. Oseias, 2, 14). 
  Quem poderá descrever as delícias daquela celestial conversação? Quem uma vez delas provou não pode mais suportar as conversações dos homens. Ó Jesus! Falai a meu coração, daqui em diante só vossa voz quero escutar, no silêncio das criaturas; a Vós só ouvirei, meu divino Mestre; seja vossa santa palavra meu encanto no mundo e minha esperança para a eternidade.
   Ramalhete espiritual: "Falai, Senhor, que vosso servo escuta". 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário