quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 20 de janeiro

Da alegria da boa consciência e do amor a Jesus

   A glória do homem virtuoso é o bom testemunho de sua consciência. Tem pois boa consciência , e sempre terás alegria. A má consciência, ao contrário, está sempre inquieta e assustada. 
   Os maus nunca têm alegria verdadeira, nem sentem paz interior; porque disse o Senhor: "Não há paz para o ímpio" (Is.,57, ). E se disserem: Vivemos em sossego, nenhum mal nos acontece; quem se atreverá a ofender-nos? Não lhes dês crédito, porque de repente se levantará contra eles a ira de Deus, e se reduzirão a nada suas obras, e perecerão seus pensamentos. 
   Não é dificultoso ao que ama gloriar-se na tribulação; porque gloriar-se desta sorte é gloriar-se na Cruz do Senhor. 
   A glória do mundo anda sempre acompanhada de tristeza. A glória dos bons está na sua consciência, e não na boca dos homens. 
   A alegria dos justos é de Deus e em Deus, e a sua alegria vem da verdade. 
  Quem deseja a verdadeira e eterna glória não faz caso da glória temporal. E quem busca a glória temporal, sinal é que não ama a celestial. 
  Não és mais santo porque te louvam, nem mais ruim porque te vituperam.
  Os homens vêem o rosto e Deus vê o coração. O homem considera as obras e Deus pesa as intenções. 
  Obrar sempre bem e ter-se em pouca conta, é o indício duma alma humilde. 
   Não querer consolação de criatura alguma, é sinal de grande pureza e de cordial confiança.
   Os prazeres distraem, as paixões embriagam por um momento; mas, passado este momento, que fica? E ainda enquanto ele dura, quantos dissabores! Quantas amarguras! Pelo contrário, poderás figurar-te uma felicidade comparável à que acompanha a inocência? Poderás imaginar coisa alguma que, desde a terra se pareça mais com o céu, que o estado duma alma desapegada do mundo, e sossegada debaixo da mão de Deus, que ela já possui pela esperança e pelo amor? 
   Bem-aventurado o que conhece o que é amar a Jesus e desprezar-se a si mesmo por amor de Jesus!
   O amor da criatura é enganoso e mutável, o amor de Jesus é fiel e constante. Ama e tem por amigo a Jesus que não te faltará quando todos te desampararem, nem te deixará perecer quando chegar o fim da vida. De todos te hás de separar um dia, quer queiras quer não.
   Na vida e na morte está sempre com Jesus; entrega-te à fidelidade deste Senhor, que só ele te pode socorrer, quando todos te faltarem. A experiência te mostrará que toda a afeição que não puseres em Jesus, mas nos homens, é perdida. Não confies nem te firmes na verde cana que o vento agita: "porque toda a carne é como a erva, e sua glória passa como a flor dos campos" (Is., 40, 6).
   Muitas vezes serás enganado se julgares os homens só pelo que mostram exteriormente. Em vez das vantagens que neles buscas, não acharás quase sempre senão desgosto e dano. Busca a Jesus em todas as coisas, e sempre acharás Jesus. Se te buscares a ti mesmo, também te acharás, mas para tua ruína. Porque o homem que não busca a Jesus, é mais nocivo a si mesmo que todos os seus inimigos e o mundo inteiro.
   Queremos amar e ser amados; e apartamo-nos da fonte do verdadeiro amor, do amor infinito.
   Entendemos emfim quão insensatos somos em nos afeiçoarmos ao que é frágil e perecedouro, e quão vãs são essas amizades mundanas, que se esvanecem com o anos, mudam com os interesses e às vezes degeneram em ódios e malquerenças!
   Caríssimos, amemos a Jesus com todas as veras de nossa alma, só a Ele demos nosso coração; amemo-Lo como Ele nos ama e quer ser amado. "A medida para amar a Jesus, dizia São Bernardo, é amá-lo sem medida".Infeliz o que prefere outra coisa fora de Jesus! Seus desejos levam-no pelo caminho da perdição!...
   Na verdade, quando Jesus está presente, tudo é bom e nada parece dificultoso; mas quando Jesus é expulso, tudo enfada e cansa. Quando Jesus não fala interiormente, nenhuma consolação tem valor; mas se Jesus fala uma só palavra, grande gozo se sente. Quão seco e duro se mostra aquele que está sem Jesus.
   ESTAR COM JESUS É UM DOCE PARAÍSO; ESTAR SEM JESUS É TERRÍVEL INFERNO!
  Se Jesus estiver contigo, nenhum inimigo te poderá ofender. Quem acha a Jesus acha um tesouro precioso, ou antes, um bem acima de todo o bem. E quem perde a Jesus perde muitíssimo, e mais do que se perdera todo o mundo. Pobríssimo é o que vive sem Jesus, e riquíssimo o que está bem com Jesus.
  Sê humilde e pacífico, e contigo estará Jesus; sê devoto e sossegado, e permanecerá contigo Jesus. Depressa apartarás de ti a Jesus e perderás sua graça, se afeiçoares às coisas exteriores.
   Sem amigo não viverás ditoso, e se não for Jesus teu especialíssimo amigo, estarás mui triste e desamparado. Logo, loucamente obras se em algum outro confias e te alegras. Antes ter o mundo todo por contrário, que ofender a Jesus. Sobre todos os teus amigos seja pois Jesus singularmente amado. E teus verdadeiros amigos são somente aqueles que amam singularmente a Jesus. Ama, pois, a todos por amor de Jesus, e a Jesus por si mesmo. Só Jesus deve ser amado singularmente; porque só Ele é verdadeiro e fidelíssimo, mais que todos os amigos. Por amor a Jesus e em Jesus deves amar amigos e inimigos, e rogar-Lhe por todos para que O conheçam e amem.
   Nunca desejes ser louvado nem amado singularmente, porque isso só pertence a Deus, que não tem igual. Nem queiras que alguém se ocupe de ti em seu coração, nem tu te ocupes do amor de alguém, mas só reine Jesus em teu coração e no de todos os homens virtuosos. AMOR! só merece este nome o amor que for fundado no amor a Jesus.
  É mister despojares-te de tudo e ofereceres a Deus um coração puro se queres descansar e ver quão suave é o Senhor. E, na verdade, nunca isto conseguirás, se não fores prevenido e ajudado de sua graça; de modo que, deixado tudo o mais, com Ele só estejas unido. Pois, quando vem a graça de Deus ao homem, então pode tudo.
   Vinde, ó meu Jesus dulcíssimo, vinde quebrar os últimos laços que me prendem ainda às criaturas e retardam o feliz momento em que só para Vós viverei. Permiti, Senhor, que esquecendo-me de mim mesmo, não veja nem deseje senão a Vós só, e descanse em vosso peito como o discípulo amado, nessa paz deliciosa que o mundo não dá, que nem ainda pode compreender, mas também que suas tempestades não podem perturbar.
   O ramalhete espiritual de hoje não poderia ser outro: "Estar com Jesus é doce Paraíso; estar sem Jesus é terrível inferno." 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário