terça-feira, 30 de agosto de 2016

REATANDO O FIO DA ARGUMENTAÇÃO



   Falando de maneira geral, a Humanidade toda está, ao tempo em que fala o Apóstolo São Paulo, no caminho do vício e da depravação. Nestas circunstâncias todos pecaram e todos estão necessitando de um socorro, de uma intervenção especial de Deus, que redunde na glória divina: Todos pecaram e necessitam da glória de Deus (Romanos III-23). Se todos pecaram, se todos estavam naquele estado de corrupção e de miséria, a justificação, a reconciliação que Cristo operou na cruz, não foi merecida pelas obras dos homens, foi realizada gratuitamente por mera bondade divina: tendo sido justificados GRATUITAMENTE por sua graça, pela redenção que tem em Jesus Cristo (Romanos III-24). 

   E desde que pecaram demasiadamente, tanto os judeus como os gentios, é preciso que se estabeleça uma nova ordem de coisas; não se exige mais a obediência à lei mosaica, ela está morta, Deus quer que se abrace a Religião de Cristo, Deus impõe a fé em Jesus Cristo, sem distinção alguma entre gentios e judeus: Agora SEM A LEI se tem manifestado a justiça de Deus, testificada pela lei e pelos profetas, e a justiça de Deus é infundida pela fé de Jesus Cristo em todos e sobre todos os que creem n'Ele, porque NÃO HÁ NISTO DISTINÇÃO ALGUMA (Romanos III-21 e 22).

   E chegamos então ao texto apresentado pelos protestantes. Mas nada melhor do que fazê-lo acompanhar das palavras que o seguem, para perfeitamente conhecer-lhe o sentido: Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé SEM AS OBRAS DA LEI. Porventura Deus só o É DOS JUDEUS? não no é Ele também dos gentios? Sim, por certo, Ele o é também dos gentios; porque na verdade não há senão um Deus que justifica pela fé os circuncidados e que também pela fé JUSTIFICA OS INCIRCUNCIDADOS (Romanos III-28 a 30).

   São Paulo fala aos Romanos, que podem vir a ser trabalhados pelo judaizantes (se é que já não o estão sendo) no sentido de se julgarem obrigados a cumprir a lei de Moisés para poderem salvar-se. Fala a cristãos novos que podem pela leitura da Bíblia, do Antigo Testamento, ficar com a ideia de que a circuncisão, a proibição de certas comidas, todas aquelas purificações e cerimônias ordenadas por Deus na Lei Antiga, ainda são obrigatórias. Faz-lhes ver então que em vista do estado geral do mundo, chegou agora o momento de Deus estabelecer um novo caminho para o homem se tornar um justo. A Lei Antiga vai desaparecer para dar lugar à fé em Cristo. Mas a fé em Cristo acarreta, é claro, a obrigação de obedecer à nova lei, à lei de Cristo, na qual se preceituam os 10 mandamentos até com maior rigor do que entre os judeus (em compensação estamos livres daquela escravidão de tantos preceitos, de tantas restrições, como estava os judeus na lei mosaica). A fé em Cristo conduz à recepção dos sacramentos que Cristo apontar como necessários à salvação. A fé em Cristo leva à obediência a todos os preceitos que por Cristo nos são impostos na doutrina do Evangelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário