segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A QUESTÃO DOS JUDAIZANTES

1º - NA EPÍSTOLA AOS GÁLATAS

   

   Vamos citar o trecho todo da Epístola aos Gálatas: Nós somos JUDEUS por natureza e não pecadores dentre os gentios, MAS como sabemos que o homem não se justifica pelas obras da lei, senão pela fé de Jesus Cristo, por isso também nós cremos em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei não será justificada toda a carne (Gálatas II-15 e 16)

   Estas palavras se prendem à questão dos judaizantes, assunto sobre o qual versa TODA a Epístola aos Gálatas. Temos, portanto, que fazer o histórico desta questão. 

   Depois da morte de Jesus Cristo, que em vida obedeceu à lei mosaica, ficou uma dúvida entre os cristãos, que no princípio tinham sido recrutados entre os judeus: estariam eles obrigados ainda a observar a lei de Moisés? A São Pedro, como chefe da Igreja, é que cabia resolver a questão. Por isto Deus o instruiu com uma visão especial: viu o céu aberto e que descendo um vaso, como uma grande toalha suspensa pelos quatro cantos, era feito baixar do céu à terra, no qual havia de todos os quadrúpedes, e dos repteis da terra, e das aves do céu. E foi dirigida a ele uma voz, que lhe disse: Levanta-te, Pedro; mata e come. E disse Pedro; Não, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum, nem imunda. E a voz lhe tornou segunda vez a dizer: Ao que Deus purificou, não chames tu comum (Atos X-11 a 15). Estava ainda a imaginar no que quereria dizer esta visão, quando lhe batem à porta os enviados de Cornélio, um gentio, um incircunciso, que o mandava chamar à sua casa. Indo Pedro à casa de Cornélio e fazendo a sua pregação diante de Cornélio, e dos seus, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra de Deus. E se espantaram os fiéis que eram da circuncisão, os quais tinham vindo com Pedro, de verem que a graça do Espírito Santo foi também derramada sobre os gentios (Atos X-45). E São Pedro mandou que eles fossem batizados em nome do Senhor Jesus Cristo (Atos X-48). Estava evidente que Deus, para justificar o homem, para dar-lhe a graça do Espírito Santo, não exigia absolutamente a observância da lei de Moisés. (Extraído o Livro LEGÍTIMA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA, autor: Lúcio Navarro). 

Continua no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário