segunda-feira, 8 de junho de 2020

JUNHO: Mês do Sagrado Coração de Jesus


 O Sagrado Coração de Jesus é a fornalha ardente de caridade. Nosso Senhor disse a Santa Margarida Maria Alacoque: "Eis o Coração que tanto amou aos homens". 

   Dentre todas as faculdades nobres do corpo humano, a mais nobre é o coração, colocado no centro do corpo qual rei no centro de seus domínios. Cercam-no os membros mais importantes, como seus ministros e oficiais, movimentados por ele que, fornecendo-lhes o calor vital de que é reservatório, lhes comunica atividade.

   O coração é a fonte da qual emana com impetuosidade o sangue que se difunde por todas as partes do organismo, regando-o e temperando-lhe o calor. E o sangue, depois de atingir as extremidades do organismo, volta debilitado ao coração para nele se revigorar e readquirir novas forças de vida.

   Tudo isto que se diz do coração humano em geral, é verdadeiro também no Coração adorável de Jesus Cristo. É a parte mais nobre do Corpo do Homem-Deus, unido hipostaticamente ao Verbo e merecendo assim o culto supremo de adoração devido unicamente a Deus.

   É de suma importância não separar, em nossa veneração, o Coração de Jesus da divindade do Homem-Deus, à qual está unido por laços indissolúveis. O culto que rendemos ao seu Coração não se dirige somente a ele mas atinge a adorável Pessoa que o possui e a que ele se uniu para sempre. 

   Temos as imagens pintadas ou esculpidas do Sagrado Coração de Jesus, As imagens ajudam a nossa piedade e o culto que lhes prestamos de mera veneração, é porque representam o Coração de Jesus. O culto relativo não pára na imagem, mas, através dela, vamos à realidade que ela representa. 

   E, em se tratando do Sagrado Coração de Jesus, pode alguém perguntar: mas existe o coração real de Jesus? Claro que sim. Jesus ressuscitado subiu aos Céus e está à direita de seu Eterno Pai, e portanto, lá está o seu Sagrado Coração. Jesus na sua bondade infinita, quis ficar conosco, não nos deixou órfãos: Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado está no meio de nós na Santíssima Eucaristia. É o Coração Eucarístico de Jesus. E aqui não temos uma simples imagem representativa, temos (a modo de substância, como  explica a Teologia) a própria realidade, Jesus como Deus e como Homem. Logo, temos a graça e a suma alegria de poder ADORAR o Sacratíssimo Coração de Jesus na Eucaristia. Oh! que graça e felicidade:  podemos receber em nosso pobre coração, mais pobre do que a gruta de Belém, este Coração Divino-Humano!!! 

   Coração Eucarístico de Jesus, aumentai a nossa fé! Amém.   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário