terça-feira, 4 de junho de 2019

NOVENA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

   ORAÇÃO PREPARATÓRIA como no primeiro dia.


LEITURA PARA O QUINTO DIA

O amor de Deus é descanso que deleita

   O amor de Deus é chamado ainda: "Descanso no trabalho, consolo nas lágrimas". O amor de Deus é descanso que deleita: pois o efeito principal do amor consiste em que a vontade do amante seja unida à vontade do amado. O pensamento de estar fazendo a vontade do amado basta a uma alma amante de Deus para sossegá-la nas perseguições, doenças e perdas. Da única palavra: "Deus o quer" haure paz e contentamento em todas as tribulações. Esta é aquela paz que ultrapassa todos os gozos terrestres, "sobrepuja toda a compreensão". Santa Maria Madalena de Pazzi só ao pronunciar as palavras: "vontade de Deus" enchia-se de alegria. - Cá na terra cada um tem que carregar sua cruz. Mas a cruz é pesada só para aquele que a carrega constrangido, não para o que a toma aos ombros com alegria (Santa Teresa). Assim fere e sara o Senhor ao mesmo tempo; pois o Espírito Santo por suas doces consolações faz que injúrias e dores se nos tornem suaves e agradáveis.

   2 - Em todas as contrariedades que encontramos, deve ser nosso lema: "Faça-se Senhor, pois tal é a vossa vontade". Ansiando-nos o medo de infortúnios, devemos dizer a Deus: "Fazei, ó Deus, o que é de vosso agrado; estou preparado para aceitar tudo que me mandardes". Também é proveitoso oferecer-se durante o dia várias vezes como vítima a Deus, como costumava fazer Santa Teresa.

   Ó meu Deus, quantas vezes, para contentar minhas inclinações pecaminosas, me opus à vossa santa vontade e até a desprezei. Isto me dói mais que qualquer outro mal. Ó meu Deus, de hoje em diante quero amar-vos de todo o coração. "Falai, Senhor, que vosso servo escuta". Dizei o que exigis de mim e farei tudo. Meu único desejo, o único objeto de meu amor será sempre vossa vontade. Ó Espírito Santo, consolidai minha fraqueza! Sois a própria bondade. Como podia amar outra coisa senão a vós? Atraí pela doçura de vosso amor todas as minhas inclinações! Deixarei tudo para me dar todo a vós. Aceitai-me e me ajudai. 

 Ó minha Mãe Maria Santíssima, em vós ponho toda a minha confiança. Amém.

   AS ORAÇÕES FINAIS como no primeiro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário