sábado, 27 de abril de 2013

O VERDADEIRO SENTIDO DA SALVAÇÃO PELA FÉ - ( 5 )

   62. OUTRO ENGANO. 

   Apresentam também outro argumento que nada prova. A algumas pessoas que alcançaram curas corporais, Nosso Senhor lhes fez ver que foi por causa de sua fé que conseguiram aqueles milagres. Assim disse à mulher que padecia do fluxo de sangue: Filha, a tua fé te salvou: vai-te em paz e fica curada do teu mal (Marcos V-34). A mesma frase: A tua fé te salvou - Jesus disse ao cego de Jericó (Lucas XVIII-42) e ao leproso que voltou para agradecer (Lucas XVII-19). Ora, dizem os protestantes, aquelas pessoas vieram com toda a confiança de que Jesus as curaria; Jesus chama a esta confiança, fé; logo, a fé é confiança. 

   É fácil mostrar onde está o engano deste raciocínio. Aquela fé que traziam os cegos, doentes, leprosos etc., quando vinham ter aos pés de Jesus, se compunha de 2 elementos. Eles vinham, certos, convictos de 2 coisas: 
  1. Jesus queria curá-los;
  2. Jesus podia curá-los.
   Ora, a convicção de que Jesus QUERIA curá-los não causa nenhuma admiração. Não admira que um homem, mesmo sendo mau e perverso, se prontificasse a curar um cego, um leproso etc, se soubesse que bastaria uma palavra sua para livrá-lo daquele triste estado. Querer curá-los qualquer homem quereria; mas poder curar aquilo que é por sua natureza incurável - aí é que está o difícil. A convicção de que Jesus queria curá-los era confiança, mas uma confiança natural, que facilmente se explica; a convicção de que Jesus PODIA, isto era a convicção de uma verdade: que Jesus era Deus ou, pelo menos, um Enviado de Deus, o Messias Prometido, porque estava a seu alcance fazer o que quisesse. É sempre a aceitação de uma verdade.

   A prova está aqui: Aos dois cegos que seguiam atrás d'Ele dizendo: Tem misericórdia de nós, Filho de Davi, Jesus não pergunta: Tendes confiança de que eu quero curar-vos? Sua pergunta é esta: Credes que vos posso fazer isto a vós outros? (Mateus IX-28) e quando eles respondem Sim, Senhor, Jesus lhes diz: Faça-se-vos, segundo a vossa FÉ (Mateus IX-29). E no capítulo anterior, São Mateus nos narra que, quando Jesus desceu do monte, muita gente o seguiu; veio ao encontro d'Ele um leproso, e como é que esse leproso exprime a sua fé? É com esta palavra: Se tu queres, Senhor, bem me PODES alimpar (Mateus VIII-2). Parece não estar muito certo de que o Mestre quer, pois talvez ele não o mereça; está, porém, certíssimo de que o Mestre pode.

   O centurião vem pedir a Jesus a cura do criado e o Mestre lhe diz imediatamente: Eu irei e o curarei (Mateus VIII-7). Até aqui nenhuma admiração de Jesus pelo fato de ter vindo o centurião à sua presença. Mas, quando o centurião Lhe faz ver que não é necessário que Jesus vá à casa dele, pois PODE curar de longe mesmo: Senhor, eu não sou digno de que entres na minha casa; porém manda-o só com a tua palavra e o meu criado será salvo (Mateus VIII-8) diz o Evangelho o que aconteceu: Jesus ouvindo-o assim falar, admirou-se e disse para os que O seguiam: Em verdade vos afirmo que não achei tamanha FÉ  em Israel (Mateus VIII-10) A fé, portanto, dos que recorriam a Jesus era sobretudo a convicção de que Jesus podia fazer o milagre e, se podia, é porque era um Enviado de Deus, pois, como disse Nicodemos: Ninguém pode fazer estes milagres que tu fazes, se Deus não estiver com ele (João III-2). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário