sábado, 13 de abril de 2013

COMO SURGIU A TEORIA DA SALVAÇÃO SÓ PELA FÉ - ( 14 )

   52.  BONITO COMEÇO!... (b).

   Sustentando tal doutrina, Lutero sabia que tinha que romper abertamente com a interpretação tradicional da Igreja.

   Qual é o defensor de uma tese que, depois de apresentar seus próprios argumentos, não acha vantagem em ampará-la com o testemunho dos sábios que o precederam? Mas, negando o livre arbítrio, ele não podia encontrar apoio nos Santos Padres, nem nos intérpretes de nenhuma época. Não teve outro recurso senão proclamar o livre exame da Bíblia: ele interpretava assim contra a opinião do mundo inteiro, porque cada um tem o direito de interpretá-la com bem entende. E como isto não é argumento capaz de convencer a ninguém, Lutero se declara inspirado por Deus:

   "Quem não crê como eu é destinado ao inferno. Minha doutrina e a doutrina de Deus são a mesma coisa. Meu julgamento é o julgamento de Deus" (Weimar X 2 Abt. 107). "Tenho certeza que meus dogmas vêm do Céu... eles hão de prevalecer e o Papa há de cair, a despeito de todos os poderes dos ares, da terra e do mar" (Weimar X, 2 Abt. 184). 

   Em 1535, ele declara ao legado do papa: "Somos agora esclarecidos sobre todas as verdades da fé pela luz direta do Espírito Santo" (Apud Janssen III-481).

   Foi, portanto, para acobertar uma tese profundamente antibíblica que Lutero recorreu ao livre exame. Hoje a grande maioria dos protestantes estão inteiramente em desacordo com Lutero, pois admitem a liberdade humana e não concordam com aquela teoria ímpia de que o cristão está livre de todas as leis. São obrigados, por conseguinte, a confessar que o livre exame foi inaugurado com erros gravíssimos. Que bonita estreia!

   Depois de Lutero apareceu uma chusma de intérpretes, todos iluminados diretamente pelo Espírito Santo... e cada um apresentando uma doutrina diferente. Já Lutero se escandalizava ao ver como Zuínglio e outros podiam negar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, a qual está baseada em textos tão claros da Bíblia. Mas quem os tinha ensinado a torcer o sentido das Sagradas Letras, senão o próprio Lutero?

Nenhum comentário:

Postar um comentário