quarta-feira, 2 de outubro de 2019

DOUTRINA CATÓLICA SOBRE A SALVAÇÃO

   35. DEUS RETRIBUI A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS.

     A razão desta diferença é que no dia do juízo o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com os seus anjos; e então DARÁ A CADA UM A PAGA SEGUNDO AS SUAS OBRAS (Mateus XVI-27).

   Aliás, isto é uma verdade insistentemente declarada nas Sagradas Escrituras, no Antigo e no Novo Testamento: os maus receberão maior ou menor castigo conforme as suas más ações; os justos receberão maior ou menor recompensa de acordo com as suas boas obras.

   No Antigo Testamento: Crônicas: DARÁS A CADA UM CONFORME AS SUAS OBRAS,  que conheces que ele tem no seu coração, pois que só tu conheces os corações dos filhos dos homens (2º Crônicas VI-30).
     Salmos: O poder é de Deus; e a ti, Senhor, a misericórdia; porque tu RETRIBUIRÁS A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS (Salmo LXI-12 e 13). 

    Provérbios: Se tu disseres: As forças não me ajudam, o mesmo que é inspetor do coração o conhece e ao guardador da tua alma nada se esconde e Ele RETRIBUIRÁ AO HOMEM SEGUNDO AS SUAS OBRAS (Provérbios XXIV-12). 

   Jeremias: Eu lhes TORNAREI SEGUNDO AS SUAS OBRAS  e segundo os feitos das suas mãos (Jeremias XXIV-14).

  Ezequiel: Eu JULGAREI A CADA UM CONFORME OS SEUS CAMINHOS, diz o Senhor Deus (Ezequiel XVIII-30).

   No Novo Testamento, além da palavra de Jesus Cristo, no texto já citado de São Mateus (XIV-27):

   Epístola aos Romanos: Entesouras para ti ira no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus QUE HÁ DE RETRIBUIR A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS: com a vida eterna por certo aos que, perseverando em fazer OBRAS BOAS, buscam glória e honra e imortalidade; mas com ira e indignação aos que são de contenda e que não se rendem à verdade, mas que obedecem à injustiça (Romanos II-5 a 8).

   Primeira Epístola de São Pedro: Se invocais como pai Aquele que sem acepção de pessoas  JULGA SEGUNDO A OBRA DE CADA UM, vivei em temor durante o tempo da vossa peregrinação (1ª Pedro I-17).

   Apocalipse: Eu sou aquele que sonda os rins e os corações; e RETRIBUIREI A CADA UM de vós SEGUNDO AS SUAS OBRAS (Apocalipse II-23). Eis aqui que depressa virei, e o meu galardão anda comigo para RECOMPENSAR A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS (Apocalipse XXII-12). Veja-se ainda Apocalipse XX-12 e 13. Sim, a GRAÇA é dada de graça. Mas uma vez recebida a graça santificante, ainda temos que observar os mandamentos, trabalhar, lutar e sofrer em união com Cristo para conquistar A GLÓRIA. E a glória eterna do Céu varia de acordo com as virtudes, os atos de penitência, as boas obras, em suma, o mérito de cada pessoa, pois Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras. 

   

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário