sexta-feira, 17 de abril de 2020

COVID-19 E PENSAMENTOS CONSOLADORES DE S. FRANCISCO DE SALES



Na triste conjuntura do Covid-19 com milhões de óbitos em redor do orbe, pensei em trazer aos aflitos alguns pensamentos consoladores, pensamentos estes extraídos das obras de do S. Francisco de Sales. Na verdade, nos livros do santo da mansidão tudo é consolador e amável. "Ninguém sabe como ele, dizia Bossuet, erguer uma alma prostrada, inerte, e animá-la , fortalecê-la, conduzi-la suavemente".

Mas, vamos aos pensamentos consoladores nas doenças e na morte (extraídos do "Livro Pensamentos Consoladores de S. Francisco de Sales", pelo Padre Huguet S.M. :

Quando estiverdes doentes, oferecei as vossas dores, angústias e penas ao Senhor, suplicando-Lhe que as una aos tormentos que Ele por nós sofreu. Obedecei ao médico; tomai os remédios e os alimentos por amor de Deus, lembrando-vos do fel que Ele tomou por nosso amor; desejai sarar para o servir.

Muitas vezes acontecem-nos estes males, para que, como não fazemos penitências voluntárias pelos nossos pecados, façamos as obrigatórias. Apliquemos contudo às enfermidades os remédios convenientes, mas com uma tal resignação que, se a divina mão de Deus os vencer, nos resignemos, e se eles forem eficazes façamos o mesmo. Oh! meu Deus! quanto é bom viver só para Vós, não trabalhar senão para Vós e não nos regozijarmos senão em Vós!

Consolai-vos pensando que é Deus que vos envia as cruzes; porque nada sai desta divina mão que não seja para utilidade das almas que o temem ou para purificar e firmá-las no seu santo amor.

As penas consideradas em si mesmas não podem amar-se; mas consideradas na sua origem, isto é, na providência e vontade divina que as ordena, são infinitamente amáveis. Vede a vara de Moisés estendida, é um serpente terrível, vede-a na mão de Moisés, é uma vara miraculosa. Considerai as tribulações em si mesmas, são insuportáveis; considerai-as na vontade de Deus, são amores e delícias.

As roseiras espirituais não são como as corporais; nestas os espinhos ficam e as rosas caem; naquelas vão-se os espinhos e ficam as rosas.

Nenhum perigo há em desejarmos o remédio; pelo contrário, convém termos o cuidado em procurá-lo, porque Deus é o autor dos remédios.

Julgai se deveis chorar o tempo em que estivestes ralado pelo sofrimento, pois que em um só destes momentos podeis adquirir uma coroa de glória imortal.

O único remédio para a maior parte das nossas doenças espirituais e corporais é a paciência e conformidade com a vontade de Deus.

Adorai do vosso leito a Jesus Cristo no altar e contentai-vos com isso. Daniel, não podendo ir ao templo, virava-se para esse lado para adorar a Deus; fazei o mesmo.

Se não podeis rezar muitas orações durante a vossa doença, ou de vosso marido (esposa ou filho) fazei com que a doença seja uma contínua oração.

Aspirai a Deus por curtos, mas ardentes suspiros do coração; admirai a sua beleza; invocai o seu auxílio; adorai a sua bondade; entregai-Lhe a vossa alma mil vezes por dia; fixai a vossa vista interior no seu palácio; estendei-lhe a mão como uma criancinha a seu pai, para que ele vos guie.

Enquanto estiverdes doente, usai duma meditação regulada; porque suportar os açoites de Nosso Senhor não é menos meritório do que meditar; porque é melhor estar com Jesus Cristo na cruz do que meditá-Lo na oração. Ponde-vos aí na presença de Deus e sofrei aí as vossas dores.

O sofrimento é a mais digna oferenda que podemos dar a quem nos salvou sofrendo.

Não vos inquieteis por não poderdes servir a Deus a vosso gosto; porque sujeitando-vos aos incômodos, servi-Lo-eis ao seu gosto, que vale mais do que o vosso. Seja Ele sempre bendito e glorificado.

Queixai-vos a Deus, com o espírito filial como uma criança à sua mãe; porque sendo com amor, não há perigo em nos queixarmos, nem em pedirmos a saúde, nem em mudarmos de lugar, nem em pedirmos alívio; convém só que façais isto com resignação e amor nos braços da santíssima vontade de Deus.

Suponho que a melancolia servir-vos-á da vossa indisposição para vos entristecer ainda mais e que vendo-vos triste vos inquietareis; mas não o façais, eu vo-lo peço. Se estais pesado, triste e melancólico, não deixeis por isso de estar em paz, e embora penseis que tudo o que fazeis é sem gosto, sem sentimento e sem força, não deixeis por isso de abraçar a Nosso Senhor Crucificado e de Lhe entregar o vosso coração e de Lhe consagrardes o espírito com os afetos lânguidos como estão.


Ou lânguidos ou vivos, ou moribundos, pertencemos a Deus e nada nos separará do seu amor tendo a sua graça. Nunca o nosso coração terá vida senão n'Ele e por Ele; se será sempre o Deus do nosso coração.

As noites são dias, quando Deus permanece em nosso coração, e os dias são noites quando Ele lá não está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário