sábado, 18 de abril de 2020

COVID-19 E DEPRESSÃO




Com tantas mortes, temores e apreensões em virtude deste novo corona vírus, o Covid-19, a depressão pode se tornar mais frequente e mais forte na sociedade atual.

Não é meu intento falar de depressão econômica. Aliás, o Brasil está muito bem servido no ministério da economia com Paulo Guedes. Quero falar da depressão no campo da Teologia Ascética. Na verdade, as Sagradas Escrituras, como é óbvio, não falam especificamente de depressão; mas o Divino Espírito Santo inspirou na Bíblia muitos textos atinentes à tristeza. O que é dito a este respeito, se aplica à depressão, apenas  se fazendo necessários alguns ajustes em pontuais casos.

"A tristeza tem matado a muitos e não há utilidade nela" diz o Eclesiástico XXX, 25. O Eclesiastes VII, 5, no entanto diz: "O coração dos sábios está onde se encontra a tristeza e o coração dos insensatos onde se encontra a alegria". S. Paulo dá a razão desta aparente contradição. Mostra que há uma tristeza boa e uma má tristeza; o mesmo acontecendo com a alegria.  Eis o texto do Apóstolo dos gentios: "A tristeza, que é segundo Deus, produz uma penitência estável para a salvação, embora a tristeza do século produza a morte" (1 Cor. VII, 10). Foi esta tristeza segundo Deus, que levou Davi a regar seu leito com lágrimas todas as noites" (Cf. Salmo 6, 7). Foi esta tristeza mortal que acometeu a alma de Jesus no Getsêmani, oprimido pelo peso dos nossos pecados.

A tristeza que sentimos pelas mortes dos parentes e demais entes queridos ou mesmo de qualquer outra pessoa como vem acontecendo no mundo  pelo Covid-19, esta tristeza, digo, é justa. Deus é que fez assim o nosso coração. É natural. O próprio Jesus chorou diante do túmulo de seu amigo Lázaro; e vendo isto o povo presente exclamou: "Vede como ele o amava!" Caríssimos, porém, esta tristeza justa, para ser boa, é necessário que seja acompanhada de esperança e de conformidade com a santíssima vontade de Deus. É o que ensina S. Paulo falando aos Tessalonicenses: "Mas, não queremos, irmãos que estejais na ignorância acerca dos que dormem (morrem), para que não vos entristeçais com o outros (os pagãos), que não têm esperança" (1 Tessal. IV, 12). E justamente aí está o segredo para se evitar que esta tristeza leve à depressão: conformidade com a vontade de Deus e a esperança de nos encontrarmos novamente e para sempre no Céu. O que se faz necessário é que salvemos nossa alma, e, para tanto devemos fazer em tudo a santíssima vontade de Deus.

O remédio espiritual, pois, para as calamidades no mundo são a conformidade com a vontade de Deus e a fé na vida eterna com a esperança da ressurreição no final dos séculos. A fé é acompanhada da esperança e aperfeiçoada pela caridade, isto é, amor de Deus e amor do próximo. A fé dá-nos a convicção de que Deus governa tudo, a um tempo, com força e suavidade. Pois Ele é Onipotente e é a própria Bondade. Jesus disse que não cai um cabelo de nossa cabeça sem permissão de Deus. E S. Paulo diz: "Para aqueles que amam a Deus tudo concorre para o bem". Assim sendo, é necessário que, embora sintamos as calamidades públicas (como é o caso do Covid-19) e nos pese do mal e sofrimentos dos nossos próximos, porém, por outra parte, considerando estas calamidades enquanto são vontade de Deus e ordenadas por seus justos juízos para Sua infinita Sabedoria tirar deles bens, nos podemos conformar com Sua santíssima vontade. É o que Nosso Senhor Jesus Cristo ensina-nos a pedir no Pai-Nosso: "seja feita vossa vontade, assim na terra como no Céu". Na verdade, no Céu os santos se conformam com a vontade de Deus em todas as coisas, porque em todas elas vêem a ordem da Bondade e Justiça divinas. Assim devemos fazer nós aqui na terra.

É justamente esta conformidade com a vontade divina que suaviza  nossas dores. Vede o santo varão Jó: como sofreu! E que disse depois de perder seus bens, seus filhos e ficar leproso: "Deus me deu, Deus me tirou, o que foi de sua vontade foi feito, seja sempre bendito o seu nome". Assim temos pela fé e confiança inabaláveis que de nosso Pai do Céu através de qualquer calamidade, nos virá algum bem maior. Lembrando, no entanto, que, em última análise, o nosso bem maior é a salvação de nossa alma.

A esperança na ressurreição futura, outrossim, é, como ensina S. Paulo, o nosso consolo nas lágrimas que derramamos na morte de nossos entes queridos. Se, a exemplo de Jesus e por seu amor, levarmos a nossa cruz conformando sempre a nossa vontade com a vontade de Deus expressa nos mandamentos e nos nossos deveres de estado e mostrada também nos acontecimentos adversos, temos esperança inquebrantável de que, seremos ressuscitados brilhantes como o sol nos dia do Juízo Final.

Eis alguns remédios que S. Francisco de Sales nos prescreve em caso de tristeza: "Se fores algum dia, Filotéia, acabrunhada por essa má tristeza, lembra-te destas regras: "Se alguém de vós está triste, diz S. Tiago, pois que ele reze". E, com efeito, a oração é um remédio salutar contra a tristeza porque eleva o nosso espírito a Deus, que é a nossa alegria e consolação (...). "Consola-te com algum canto espiritual; muitas vezes têm eles servido para interromper o curso das operações do espírito maligno; sirva de  exemplo Saul, a quem Davi, com os suaves acordes de sua harpa, livrou do demônio, que o assediava ou possuía. Será bom ocupar-se com alguma ocupação exterior e variar de ocupações, seja para subtrair a alma aos objetos que a entristecem, seja para purificar e aquecer o sangue e os humores; porque a tristeza é uma paixão de natureza fria e seca (... ). Enfim, resigna-te à vontade de Deus, preparando-te a sofrer com paciência essa tristeza enfadonha como um justo castigo de tuas vãs alegrias e não duvides que Deus, depois de ter provado o teu coração, te venha em auxílio" (Filotéia, parte IV, c. XII).

Caríssimos, quando nos virmos a braços com as aflições, como na atualidade com o Covid-19  se alastrando no mundo e ceifando milhares de vidas, voltemo-nos para Jesus. Vamos expor a Ele a nossa dor. Refugiemo-nos em Seu Sacratíssimo Coração. Não deixemos, pois, que as tribulações, as tristezas nos levem à depressão. Conservemos a tranquilidade e a paz, aquela paz que só Deus nos pode dar pela Sua presença em nosso coração. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário