domingo, 12 de fevereiro de 2017

O CONFESSOR APLICA REMÉDIOS GERAIS E PARTICULARES

LEITURA ESPIRITUAL MEDITADA

 Papa Bento XIV dizia que os avisos do confessor são mais salutares do que os sermões. Não é difícil compreender isto, porque o pregador não conhece, como o confessor, as circunstâncias pessoais que colocam este em melhores condições para fazer a correção e aplicar o remédio ao mal. E estes remédios podem ser gerais e também particulares.

Primeiramente vamos ver quais os REMÉDIOS GERAIS:

1º - AMAR A DEUS: pois este é o fim para o qual nos criou. Quem vive no amor de Deus, isto é, em estado de graça, é feliz mesmo neste mundo, ainda que tenha escassez dos bens materiais; quem está privado da graça, sofre desde esta vida um inferno antecipado. E depois, quantos males, mesmo temporais, o pecado arrasta após ele?

2º - RECOMENDAR-SE FREQUENTEMENTE A DEUS, à Santa Virgem, a São José, a seu anjo da guarda e a seu Santo protetor; rezar todos os dias o Santo Terço; rezar três Ave-Maria de manhã e à noite, dizendo: "Maria, minha boa Mãe, preservai-me hoje de todo pecado".

3º - FREQUENTAR OS SACRAMENTOS: Principalmente confessar-se logo que tenha tido a infelicidade de cometer um pecado mortal.

4º - MEDITAR SOBRE OS NOVÍSSIMOS, MORTE, JUÍZO, INFERNO E PARAÍSO.  Este conselho é dado pelo próprio Espírito Santo: "Em todas as vossas obras, meditai nos vossos novíssimos e não pecareis jamais" (Eclesiástico, VII, 40). Cada qual deve pensar na sua própria morte, no seu juízo, se está preparado para o céu ou no caminho do inferno. Em tudo o que for fazer devo pensar assim: que vale isto para a eternidade? para a feliz ou para a infeliz? Fazendo assim a gente não peca. Andar sempre na presença de Deus.

5º - TER O PENSAMENTO EM DEUS SOBRETUDO NO MOMENTO DAS TENTAÇÕES: Nestes momentos devemos dizer: "Deus me vê".

6º - RENOVAR CADA MANHÃ A RESOLUÇÃO DE NÃO OFENDER A DEUS: Dizer sempre com São Filipe Nery: "Senhor, que vossa mão me ampare hoje, sem o que cairei e posso vos trair".

7º - FAZER TODAS AS NOITES O EXAME DE CONSCIÊNCIA: Depois do exame, fazer o ato de contrição e de bom propósito. Procurar lembrar a Paixão e Morte de Jesus e assim ter mais facilidade em conseguir fazer um ato de amor, de contrição perfeita.

REMÉDIOS PARTICULARES: Estes devem ser apropriados aos vícios ou aos defeitos que dominam cada penitente. Assim compreendemos que só o confessor, que é o depositário dos segredos dos corações, tem condição de prescrevê-los e faz isso com toda prudência.

Caríssimos, estes remédios tanto gerais como particulares merecem da parte dos penitentes a mais séria atenção. Se não os empregar, não se curarão espiritualmente.

Quero terminar apresentando-vos, caríssimos, uma espécie de parábola: Um médico muito hábil foi chamado um dia para tratar de três pessoas atingidas da mesma moléstia mortal. "Eu tenho, lhes disse ele, excelentes remédios; se seguirdes fielmente minhas prescrições, eu garanto que ficareis curados em poucos dias". Receberam os doentes a receita sem dizer palavra; ela se compunha de duas espécies de medicamentos, uns fáceis de tomar, outros amargos e repugnantes. O primeiro doente fez exatamente tudo que o médico tinha receitado, e, oito dias depois, ocupava-se alegremente com seus trabalhos. Estava curado. O segundo, menos dócil, não quis tomar senão as poções agradáveis, recusando obstinadamente as amargas, conquanto fossem muito mais eficazes. Mas quinze dias não tinham passado quando se anunciava sua morte. O terceiro foi mais rebelde ainda; não quis submeter-se a regime algum, nem reprimir seu apetite e sua sensualidade. Também no fim de três dias, morreu.
Estes três doentes são a figura de três espécies de pecadores, que vão declarar ao confessor suas enfermidades espirituais. O primeiro segue à risca tudo que lhe é imposto pelo representante de Jesus Cristo: oração, fuga das ocasiões, frequência dos sacramentos, pensamento sobre a morte, enfim, não omite nada. E assim por mais arraigados que estejam seus maus hábitos, em pouco tempo se cura.
A segundo espécie de pecadores se compõe daqueles que querem fazer só uma parte do que o confessor manda, mas não tudo. Por ex. não querem fugir de certas ocasiões próximas de pecado. Ou então renunciam os xingamentos e blasfêmias, mas não às injustiças que vinha cometendo. Continuam sem reparar e praticando outras, por causa da avareza. Nem um São Paulo, dizia S. Filipe Nery, conseguiria curar tais pecadores.


A terceira classe de pecadores se compõe dos que nada querem fazer. Até prometem fazer o que o confessor mandou. Mas não fazem nada: não rezam, não fogem das ocasiões. A estes tais se aplicam as palavras do profeta Jeremias: "Se um etíope pode mudar a sua pele, ou um leopardo as suas malhas, podereis vós também fazer o bem, vós que não aprendestes senão a fazer o mal"? (Jeremias, XIII, 23). Daí a sentença terrível do mesmo profeta, sentença que se aplica também a tais pecadores: "Medicamos Babilônia, ela não sarou; deixemo-la...porque a condenação que ela merece chegou até aos céus..." (Jeremias, LI, 9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário