quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

DEVER DO PENITENTE A RESPEITO DO CONFESSOR CONSIDERADO COMO MESTRE

LEITURA ESPIRITUAL MEDITADA

Já vimos como o confessor ocupa no confessionário o lugar do próprio Jesus. Donde o penitente deve ouvir o confessor como se fosse Jesus Cristo. No confessionário também se aplicam aquelas palavras do Divino Mestre: "Quem vos ouve, a mim ouve" (S. Luc. X, 16). Caríssimos, pesemos bem estas palavras: elas significam que Jesus Cristo se identificou de algum modo com o confessor para nos ensinar, nos esclarecer, nos dirigir e nos declarar as suas vontades. De modo que obedecer ao confessor é obedecer ao próprio Nosso Senhor Jesus Cristo. O sacerdote é chamado "alter Christus" , isto é, "outro Cristo". É óbvio que todo padre deve procurar fazer tudo de tal modo que possa dizer com São Paulo: "Sede meus imitadores como eu sou de Jesus Cristo". Se isto é dito para todos, aplica-se especialmente aos padres. Se os padres são "Alter Christus", devem desempenhar seu ministério como Jesus Cristo o fez. Infelizmente não podemos negar que há maus padres; mas estes não são "Alter Christus" no seu ministério de ensinar, são sim outros "Judas Iscariotes". O próprio São Paulo diz que "todos nos considerem como ministros de Cristo"; mas logo acrescenta: "É preciso que o ministro seja fiel". É preciso deixar claro que a absolvição dada por um mau padre é válida. Aqui falamos dos seus conselhos, orientações e ordens, que nem sempre podem ser bons e, portanto, não devem ser seguidos.

 Se o Rei do céu estivesse em pessoa no confessionário, com que fé, com que respeito e submissão não o escutaríamos e não receberíamos seus conselhos, suas ordens e suas decisões? Mas, na verdade, Jesus está em seu ministro fiel para nos falar: "Aquele que vos escuta a mim escuta"; e para nos mostrar a obrigação que nos é imposta de ouvi-Lo, acrescenta: "Aquele que vos despreza a mim despreza".


Caríssimos, como estas palavras são consoladoras para a alma dócil e submissa, mas como são terríveis para a alma rebelde e desobediente! Portanto, quem não obedece ao confessor, está em grande perigo de condenar-se. E quem lhe obedece, está certo de salvar-se, e mesmo de santificar-se. O escrupuloso em particular está seguro de bem agir em tudo que faz por obediência ao confessor. Eis aqui como Santo Afonso desenvolve esta doutrina: 1 - Aquele que não obedece ao confessor está em grande perigo de se condenar. A prova disto está nas seguintes palavras de Jesus Cristo: "Aquele que vos despreza a mim despreza". Não é uma coisa horrível desprezar Àquele que deu seu sangue e sua vida sobre a cruz para nos salvar? Deus disse a Samuel, desprezado pelo povo hebreu cujo governo lhe estava confiado: "Não é a vós, é a mim que eles desprezam" (1 Reis, VIII, 7). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário