quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

FUNÇÕES DO PADRE COMO CONFESSOR: 1º - UM PAI

LEITURA ESPIRITUAL MEDITADA

Considerando que o padre ocupa o lugar de Jesus Cristo, torna-se claro que ele deve como Nosso Senhor Jesus Cristo, cumprir quatro grandes funções para com seus penitentes e  estes, por sua vez também devem ver no padre confessor 1º -um pai; 2º - um médico; 3º um mestre; 4º - um juiz (mas sabendo que no confessionário está para perdoar sempre que o penitente esteja bem disposto).
O Santo Cura d'Ars dizia que o padre é o "amor do coração de Jesus" e que quando virmos um padre devemos pensar em Jesus. Infelizmente, hoje há padres que de maneira nenhuma lembram Jesus. Mais um motivo para os fiéis terem todo apreço pelos padres fiéis à sua sublime missão, máxime no confessionário. Não podemos entender como um padre não goste de atender confissões. Pois, no confessionário, ele é pai, e como tal deve se comportar. No púlpito, as vezes, deve se mostrar bravo como leão, mas no confessionário, nunca! Deve ter sempre a bondade de um pai, deve ser um cordeiro, para melhor tirar os pecados das almas contritas.

Dizia Nosso Senhor Jesus Cristo: "Como meu Pai me enviou, eu vos envio a vós". É como se Jesus dissesse: Meu Pai me enviou para salvar as almas, Eu vos confio a mesma missão redentora.  -  Mas para salvar as almas, é preciso primeiro que tudo, amá-las, e amá-las com ternura assim como Jesus Cristo as amou.

São Paulo dizia aos primeiros fiéis: "Eu vos gerei em Jesus Cristo" (1Cor. IV, 15). O Apóstolo chama-os "seus filhinhos" e diz claramente: "O nosso coração dilatou-se e vós ai estais folgados" ( 2 Cor. VI, 11). Diz ainda que ele pensa sem cessar em todos eles: "Eu vos tenho no coração, e Deus é testemunha das muitas saudades que tenho de todos vós na terna afeição de Jesus Cristo"(Filipenses I, 7). Diz ainda: "Eu oro sempre por vós. Continuamente me lembro de vós, em todas as minhas orações" (Rom. I, 9). Na Epístola aos Gálatas IV, 19 diz: "Filhos de meu amor, sofro por vós como que as dores de parto, até que Jesus Cristo se forme em vós". E na Epístola aos Romanos XII, 15: "Misturando minhas lágrimas com as vossas lágrimas , e minhas alegrias com as vossas alegrias". Na 1ª Epístola aos Coríntios: Eu estava livre, e eis-me nas cadeias, fazendo-me escravo de todos, afim de vos ganhar todos para Jesus Cristo". Na 2ª Epístola aos Coríntios: "Daria de boa vontade tudo que tenho, dar-me-ia a mim mesmo ainda por vossas almas". Mesmo quando censura, S. Paulo se mostra um pai bondoso: "Tornei-me pois vosso inimigo por vos ter dito a verdade?" (Gál. IV, 16). Mas ele mostra o fim que o leva a mostrar a verdade, mesmo que isto desagrade a natureza humana: "Em vos suplico, em nome de Jesus Cristo, reconciliai-vos com Deus" (2 Cor. V, 20). Por isso, mais na frente vai dizer: "Eu vos amo com um amor de zelo, de um zelo como o de Deus".


Caríssimos, assim falava São Paulo, porque procurava imitar a Nosso Senhor Jesus Cristo: "Sede meus imitadores como eu o sou de Jesus Cristo". E todo confessor formado como São Paulo na escola do Coração de Jesus, fará o mesmo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário