segunda-feira, 16 de novembro de 2015

NOTAS DA VERDADEIRA IGREJA

Por Dom Antônio de Castro Mayer na "INSTRUÇÃO PASTORAL SOBRE A IGREJA" escrita em 2 de março de 1965.


 


O que vimos expondo permite-nos indicar as características da verdeira Igreja. Ela é: UNA, SANTA, CATÓLICA, APOSTÓLICA e ROMANA.

   UNA, pela unidade de doutrina, de Sacrifício, de Sacramentos e de governo; una pela unidade do Espírito Santo, alma da Santa Igreja; una, outrossim, porque não pode haver outra que seja realmente Igreja de Cristo.

   SANTA, porque consagrada a Deus Nosso Senhor; santa, porque Corpo Místico de Cristo, que participa da santidade de sua Cabeça; santa, porque somente n'Ela se encontra o legítimo Sacrifício, e os Sacramentos, canais da graça e da santidade; como corolário destes dons, santa pelo catálogo imenso de almas eleitas que na Igreja subiram aos excelsos graus da santidade, e hoje são nossos intercessores junto ao trono de Deus.

   CATÓLICA, porque não é limitada a um povo, a uma raça, a uma estirpe, a uma língua ou nação, mas estende-se pelo universo inteiro, destina-se a todos os homens de qualquer região, origem ou condição social; católica, porque não se limita no tempo, mas recebe no seu seio todos os fiéis, desde Adão e os que viveram na esperança do Reino messiânico, até os que existirão no fim do mundo; católica, também, porque necessária a todos os homens: como fora da Arca de Noé ninguém pôde fugir ao dilúvio; assim, fora da Igreja, ninguém encontra a salvação.

   APOSTÓLICA, porque fundada sobre São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, e governada por ele e os demais Apóstolos, ainda hoje vive sob o governo de seus legítimos Sucessores; apostólica ainda porque sua doutrina é a mesma que pregaram os Apóstolos, a qual se conserva intacta, sempre igual a si mesma, porquanto não muda, apenas no decorrer dos séculos seu conhecimento mais se aprofunda.

   ROMANA, porque dirigida pelo Bispo de Roma, legítimo Sucessor de São Pedro, sobre quem edificou Jesus Cristo sua Igreja, à qual deu uma estrutura monárquica; pois é o Papa o Chefe da Igreja e, como tal, o sinal e a causa da unidade visível da sociedade sobrenatural, internamente dirigida e vivificada pelo Espírito Santo.

   Qualquer igreja que se apresente sem uma apenas dessas notas características, podeis, amados filhos, rejeitá-la porque não é a Igreja de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário