segunda-feira, 24 de junho de 2013

UM CAMINHO SÓ -

   78. DESFAZENDO A CONFUSÃO.

   Pelo que já foi explicado, o leitor inteligente está percebendo perfeitamente o engano dos protestantes.

  Quando vemos a Bíblia falar de duas maneiras: ora dizendo que, se nos queremos salvar, o que é necessário é crer em Cristo; crendo em Cristo alcançaremos a salvação; ora dizendo que, se nos queremos salvar, o que é preciso é observar os mandamentos; guardando os mandamentos, chegaremos ao Céu; parece à primeira vista que a Bíblia nos está falando de dois caminhos diversos. 

   Os protestantes que não gostam de aprofundar o sentido das Escrituras, contentando-se apenas com o JOGO DE PALAVRAS, na preocupação máxima de se colocarem em oposição à Igreja, enxergam aí dois caminhos diversos e se decidem por um, rejeitando o outro. Já viu o leitor algum protestante citar, explicar e comentar razoavelmente os textos em que Jesus exige para a salvação a guarda dos mandamentos?

  O simples fato de ficarem assim apavorados diante de certos textos da Bíblia, que é a palavra infalível de Deus, mostra que estão completamente enganados. E o seu engano reside precisamente em não perceber isto: que ou exija só a fé em Cristo, ou exija só a guarda dos divinos preceitos, a Bíblia nos está ensinando UM CAMINHO SÓ, porque nos mandamentos está incluída a obrigação da fé; na fé em Cristo está incluída a obrigação dos mandamentos.

   1º - Nos mandamentos está incluída a obrigação da fé:

   Se devemos amar a Deus com todo o coração, com toda a alma, com todo o ENTENDIMENTO, não podemos negar crédito às palavras de Cristo que são palavras de Deus; seria negar a Deus a submissão da nossa inteligência. Quem peca contra a fé, portanto, peca contra o 1º mandamento, pois quem duvida da palavra de Deus O está desonrando e considerando mentiroso; não se pode amar a uma pessoa e desonrá-la ao mesmo tempo. É o que dizia Jesus aos judeus: Se eu vos digo a verdade, por que me não credes? O que é de Deus ouve as palavras de Deus; por isto vós não as ouvis porque não sois de Deus (João VIII-46 e 47). Por isto dizia o Eclesiastes: Teme a Deus e observa os seus mandamentos, porque isto é o O TUDO DO HOMEM (Eclesiastes XII-13). 

   2º - A fé inclui a obrigação dos mandamentos:

   Em outras ocasiões, falando a pessoas que já estão certas e convencidas de que para ganhar o Céu precisamos cumprir com os mandamentos de Deus, Nosso Senhor lhes faz ver que o caminho do Céu é crer na sua doutrina. Aprendendo esta doutrina, estas pessoas verão, no meio das coisas novas que não sabiam, a confirmação daquilo de que já tinham ciência, isto é, de que para ganhar o Céu é indispensável a observância dos mandamentos. O amor de Deus e o amor do próximo, eis os pontos altos da doutrina moral pregada pelo Mestre, que nisto tantas vezes insistiu, como acabamos de ver. Aquele que não quer  guardar os mandamentos é como se não cresse em Jesus Cristo, pois nem ao menos O conhece. É o que nos ensina São João que, falando a respeito de Jesus, nos diz o seguinte: Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que O CONHECEMOS, se GUARDAMOS os seus MANDAMENTOS. Aquele que diz que O CONHECE e NÃO GUARDA  os SEUS MANDAMENTOS,  é um mentiroso; e não há nele a verdade (1ª João II-2 a 4).

   Logo, a fé em Cristo inclui a obrigação de observar os seus mandamentos.

   A Bíblia, portanto, pode falar num dos dois pontos e apresentá-lo como essencial à salvação - crer em Cristo ou observar os mandamentos - porque um inclui o outro. O que não impede a própria Bíblia de falar nos dois pontos ao mesmo tempo: um confirmando o outro, quando assim o entender o Autor Sagrado. São João, na sua 1ª Epístola, falando a respeito de Deus, diz: Este é o seu mandamento; que CREIAMOS no nome de seu Filho Jesus Cristo e que NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS, como Ele nos mandou (1ª João III-23). E o livro do Apocalipse diz: Aqui está a paciência dos santos que guardam os MANDAMENTOS de Deus e a FÉ de Jesus (Apocalipse XIV-12). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário