terça-feira, 25 de junho de 2013

O ESTILO DA BÍBLIA E O TEOR DAS DIVINAS PROMESSAS

   79. NAS PEGADAS DO BOM PASTOR.

   Jesus é o Bom Pastor que guia as suas ovelhas pelo caminho do Céu: Eu sou o Bom Pastor (João X-11). O que me segue não anda em trevas, mas terá o lume da vida (João VIII-12).

   Se nós desejamos chegar ao Reino dos Céus, à Jerusalém Celeste e pedimos a Jesus que nos leve até lá, Ele nos diz: Entra no meu rebanho e terás o Céu.

   Entrando no rebanho de Cristo, ficamos muito anchos e satisfeitos: Tenho certeza de que em breve estarei no Céu; o Bom Pastor me disse: Entra no meu rebanho e terás o Céu. Ora, eu entrei no rebanho. Logo...

   É quando uma ovelha mais esclarecida nos adverte:

   - Não, meu amigo; o Bom Pastor não te disse: Basta entrar no meu rebanho para conseguires o Céu; mas disse: Entra no meu rebanho e terás o Céu, o que é bem diferente. Entra no meu rebanho - quer dizer: Vem e segue-me, sê minha ovelha fiel; entrega-te à minha direção. E o Bom Pastor então nos vai apontando o verdadeiro caminho da bem-aventurança, mostrando-nos o caminho que Ele próprio seguiu à nossa frente, quando nos deu o seu exemplo: Eu dei-vos o exemplo, para que como eu vos fiz, assim façais vós também (João XIII-15). Precisas seguir o caminho que Ele te aponta para chegares ao Céu; se te desviares, és uma ovelha desgarrada que o Bom Pastor misericordiosamente irá buscar, mas precisarás então voltar ao caminho indicado, sem isto não alcançarás o teu destino. Porventura achas que, quando um professor diz: Quem entrar na minha escola, se tornará um homem bem preparado - é o simples fato de entrar na escola que torna logo um sábio aquele que ali entrou? É preciso entrar na escola, mas para fazer bem direitinho as tarefas e exercícios que o mestre indicar.

   Compreendeu Você agora, caro amigo protestante?

   Quando Jesus nos diz: Crê em mim e serás salvo (porque Ele nunca disse: Basta crer em mim para ser salvo) é o Bom Pastor que nos está dizendo: Entra no meu rebanho e terá o Céu. Crer em Jesus é aceitar toda a sua doutrina, colocar-nos no número dos seus discípulos, entrar no seu rebanho. Por isto disse Jesus aos judeus: Vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas (João X-26). Mas entrar no rebanho de Cristo já encerra em si um compromisso: o de O seguirmos como ao Bom Pastor que nos aponta o caminho. E quando Ele diz: Guarda os mandamentos, ama a teu próximo como eu te amei - está apontando este caminho que havemos de seguir para conquistar o Céu: As minhas ovelhas ouvem a minha voz: eu conheço-as e elas ME SEGUEM (João X-27). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário