quarta-feira, 5 de junho de 2013

O QUE DEVEMOS CRER - ( 6 )

   74. O JUÍZO FINAL (a).

   Um dia Jesus Cristo descreveu o juízo final. No juízo final iremos ver quais os que são salvos e quais os que são condenados. Ótima ocasião, portanto, para apreciarmos as CAUSAS da salvação e da condenação de cada um. Ora, se Jesus exigisse para a salvação apenas a fé, a única descrição que Ele poderia fazer do juízo final seria a seguinte: De um lado os que creem e são salvos. Do outro lado os que não creem e são condenados. Todo o mundo percebe logo que isto seria mais cômodo e mais simples do que a separação dos salvos e dos condenados pelas boas ou más obras. As boas e as más obras são de natureza tão diversa, variam tanto de indivíduo para indivíduo, que seria preciso passar horas e mais horas para descrever, embora resumidamente, o julgamento de todos os homens por este critério. Pois bem, Nosso Senhor não se importa de fazer uma descrição incompleta, contanto que saliente ser o ponto mais importante do julgamento a prática da caridade. 

   Repare-se bem na palavra PORQUE, empregada por Nosso Senhor. Os justos serão salvos, PORQUE praticaram a caridade. Os réprobos serão condenados PORQUE não a praticaram. O que mostra evidentemente como é errônea a doutrina protestante de que as boas obras não podem ser CAUSA da salvação. 

   Vejamos a descrição do julgamento final feita pelo Mestre: Quando vier o Filho do Homem na sua majestade, e todos os anjos com Ele, então se assentará sobre o trono da sua majestade; e serão todas as gentes congregadas diante d'Ele; e separará uns dos outros, como o pastor aparta dos cabritos as ovelhas; e assim porá as ovelhas à direita e os cabritos à esquerda.
   Então dirá o rei aos que hão de estar à direita: Vinde, benditos de meu Pai; possuí o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo, PORQUE tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era hóspede e recolhestes-me; estava nu e cobristes-me; estava enfermo e visitastes-me; estava no cárcere e viestes ver-me. 
   Então Lhe responderão os justos, dizendo: Senhor, quando é que nós te vimos faminto e te demos de comer, ou sequioso e te demos de beber? E quando te vimos hóspede e te recolhemos, ou nu e te vestimos? Ou quando te vimos enfermo ou no cárcere e te fomos ver?
   E respondendo o rei, lhes dirá: Na verdade vos digo que quantas vezes vós fizestes isto a um destes irmãos mais pequeninos, a mim é que o fizestes. 
   Então dirá também aos que hão de estar à esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno que está aparelhado para o diabo e para os seus anjos, PORQUE tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era hóspede e não me recolhestes; estava nu e não me cobristes; estava enfermo e no cárcere e não me visitastes... Quantas vezes o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer (Mateus XXV-31 a 43, 45). 

Continua no próximo post.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário