segunda-feira, 10 de junho de 2013

COMO DEVEMOS CRER - ( 1 )

   75.  COMO DEVE SER A NOSSA FÉ (a).

   Devemos crer com uma fé viva, uma fé sincera, coerente, uma fé que não encontre contradição na nossa maneira de agir, porque aqui não se trata de armazenar conhecimentos, não se trata de um estudo teórico, de uma mera contemplação intelectual; trata-se de um princípio de vida, de ação, de atividade: crer para ganhar a vida eterna. 
   
   Assim o exige a Escritura, como já veremos.
   Chegamos agora ao fim da nossa argumentação.
   Vimos o que é CRER. Crer é aceitar, como verdadeira, toda a doutrina de Jesus. Jesus é o Filho de Deus; não se pode duvidar de nenhuma de suas palavras, porque Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida (João XIV-6). 
   Vimos claramente Jesus a nos ensinar que para possuir a vida eterna, é preciso guardar os mandamentos, que se resumem no amor de Deus e do próximo. 
   Agora perguntamos: Aquele que crê em Cristo e sabe, pelas palavras de Cristo, que precisa observar os mandamentos para salvar-se, mas apesar disto não guarda estes mandamentos, pode salvar-se? Quem vai responder a isto é o próprio Cristo: Por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo? Todo o que vem a mim e ouve as minhas palavras e as PÕE POR OBRA, eu vos mostrarei a quem ele é semelhante: é semelhante a um homem que edifica uma casa, o qual cavou profundamente e pôs o fundamento sobre uma rocha; e quando veio uma enchente d'águas, deu impetuosamente a inundação sobre aquela casa e não pôde movê-la, porque estava fundada sobre rocha. Mas o que ouve E NÃO OBRA, é semelhante a um homem que fabrica a sua casa sobre terra levadiça, na qual bateu com violência a corrente do rio e logo caiu; e foi GRANDE a RUÍNA daquela casa (Lucas VI-46 a 49). 

   A esta altura da nossa demonstração e com tais palavras do Mestre, cai por terra a teoria protestante da salvação só pela fé; porque é a própria fé nas palavras de Cristo que nos leva a convencer-nos de que a fé sem as obras não é suficiente para a salvação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário