sábado, 22 de junho de 2013

COMO DEVEMOS CRER - ( 4 )

   77.  A FÉ COMO PONTO DE PARTIDA. 

   Quando dizemos a alguém: Tome este navio e chegará a Londres, porque a nado Você não consegue chegar até lá, não queremos dizer com isto que é EXCLUSIVAMENTE o fato de embarcar no vapor, que o faz chegar a Londres. Supomos, é claro, que ele não vai atirar-se ao mar, durante a viagem, movido pela tentação de tomar um banho salgado ou de apanhar algum peixe, supomos que, nos portos onde se demorar o navio, ele, quando quiser dar algum passeio, vai tomar todas as precauções para estar presente na hora da partida, bem como não vai cometer nenhum crime para ficar em terra, trancafiado no xadrez; supomos em suma que ele QUER  realmente chegar a Londres e tudo fará para conseguir este objetivo. Sem valer-se de uma condução como aquela, é que não o conseguiria de forma alguma. 

   Assim também a Bíblia nos fala da FÉ  como de um ponto de partida para a salvação. Quando São Paulo diz ao carcereiro: Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu E A TUA FAMÍLIA (Atos XVI-31), ninguém vai concluir daí que bastava o carcereiro crer, para a família dele ser salva. Mas a fé, por parte do carcereiro, seria O PONTO DE PARTIDA para a sua família também crer, induzida pelo seu exemplo. E a fé, tanto no carcereiro como nos seus, teria que ser a inspiradora das virtudes e boas obras.

   Quando confessares com a tua boca ao Senhor Jesus e creres no teu coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (Romanos X-9), ninguém pode concluir daí que para o indivíduo ganhar o Céu, basta confessar a Jesus DE BOCA, podendo fazer o que bem entender; e acreditar exclusivamente na Ressurreição de Jesus Cristo, podendo, portanto, rejeitar todos os outros artigos de fé. Seria uma conclusão absurda, imoral e escandalosa, bem como seria abrir uma fonte para os maiores erros e heresias. São Paulo aí está apresentando a FÉ  e o professá-la abertamente como PONTO DE PARTIDA para a salvação. E vê-se perfeitamente, não é fé no sentido de confiança, convicção de que já se está salvo. É fé intelectual: é ACREDITAR que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Acreditando isto, acreditará que Jesus Cristo é Deus. Aceitando isto, terá que aceitar tudo o que Jesus ensinou, portanto terá que aceitar toda a moral do Evangelho, tudo aquilo que Jesus mandou fazer e observar. E cumprindo tudo isto, com as graças abundantes que receberá na Igreja Verdadeira, conquistará o Céu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário