segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DOUTRINA CATÓLICA SOBRE A SALVAÇÃO: DISTRIBUIÇÃO DAS GRAÇAS

2ª - A NOSSA CONTRIBUIÇÃO ENTRELAÇADA COM A AÇÃO DE DEUS (CONTINUAÇÃO)


   27. DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DAS GRAÇAS.

   A graça não é dada a todos igualmente; uns recebem mais, outros menos: A cada um de nós foi dada a graça segundo a medida do dom de Cristo (Efésios IV-7). Isto se vê também na parábola dos talentos (Mateus XXV-14 a 30) em que um homem ao ausentar-se para longe, chamou aos seus servos e lhes entregou os seus bens e deu a um cinco talentos, e a outro dois, e a outro deu um, a cada um segundo a sua capacidade e partiu logo (Mateus XXV-14 e 15) e passando muito tempo, veio o senhor daqueles servos e chamou-os a contas (Mateus XXV-19).

   É claro que no Novo Testamento, ou seja, depois da morte de Cristo, a graça de Deus é distribuída muito mais abundantemente do que na Antiga Lei; e que no Antigo Testamento era distribuída entre os judeus, que eram o povo escolhido, com mais abundância do que entre os gentios. E é claro também que aqueles que recebem maiores graças serão julgados com maior rigor. Ai de ti, Corozaim; ai de ti, Betsaida; que se em Tiro e Sidônia se tivessem obrado as maravilhas que se obraram em vós, há muito tempo que elas teriam feito penitência, cobrindo-se de cilício e de cinza. Por isso haverá sem dúvida no dia do juízo para Tiro e Sidônia menos rigor que para vós (Lucas X-13 e 14).

   28. GRAÇA SUFICIENTE PARA TODOS.

      Embora não seja dada a graça igualmente a todos, no entanto a todos é dada a graça suficiente para se poderem salvar, porque Deus quer que TODOS  os homens se salvem (1ª Timóteo II-4). Deus espera com paciência por amor de vós, não querendo que algum pereça, senão que TODOS se convertam à penitência (2ª Pedro III-9. Acaso é da minha vontade a morte do ímpio, diz o Senhor Deus, e não quero eu antes que ele se converta dos seus cainhos e viva? (Ezequiel XVIII-23).
    É um princípio da teologia católica: Aquele que faz o que está ao seu alcance, Deus não nega a sua graça; e mesmo para ele fazer isto que está ao seu alcance, Deus o ajuda com a sua graça também.
    Se nem todos se salvam, é porque nem todos cooperam com a graça, porém muitos a ela resistem: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes quis eu ajuntar teus filhos do modo que uma galinha recolhe debaixo das asas os seus pintainhos, e tu o não quisestes? (Mateus XXIII-37).

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário