terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A SALVAÇÃO PELA FÉ - ( V )

CAPÍTULO PRIMEIRO
DESMANTELE E DESEQUILÍBRIO DA TEORIA PROTESTANTE

Já vimos: No Post A SALVAÇÃO PELA FÉ - ( I ) : 1. A TESE DO PASTOR; 2. TEXTOS EVANGÉLICOS;  3. CONCILIAÇÃO DOS TEXTOS.
                     No  Post   A SALVAÇÃO PELA FÉ   - ( II ) : 4. PERANTE A LÓGICA E A BÍBLIA: O CASO DOS PAGÃOS.
                    No Post A SALVAÇÃO PELA FÉ  - ( III ) : 5. PERANTE A LÓGICA E A BÍBLIA: O CASO DOS CRISTÃOS.
                    No Post A SALVAÇÃO PELA FÉ  - ( IV ) : 6. DESEQUILÍBRIO DA DOUTRINA PROTESTANTE.

(CONTINUAÇÃO)

7. ESTRANHO REMÉDIO PARA OS MALES DO MUNDO. 

   Quem quiser ouvir ensinamentos que aberram contra toda lógica e bom senso, é só prestar bem sentido à doutrina da salvação, à doutrina do Evangelho tal qual vem sendo apresentada pelos protestantes.

   Nós sabemos que o mundo sempre foi perverso e corrompido, e especialmente nos dias de hoje. Isto decorre da decadência da nossa natureza humana, fortemente inclinada para o mal.

   O homem tem que lutar contra suas paixões: há de vencê-las pelo sacrifício, pela mortificação e pela renúncia ou há de sucumbir a elas. Abrace qual religião abraçar, esta luta continuará sempre. Mesmo que se eleve à mais alta santidade, está sujeito a cair, pois continua sempre libre e sempre inclinado para o mal.

   É claro que a doutrina do Evangelho é uma doutrina santificadora, que estimula o homem a dominar-se, a cantar vitória sobre si mesmo, sobre seus instintos, que o eleva à prática da virtude, a qual muitas e muitas vezes requer heroísmo. Ela se apresentará, assim, como um incentivo para o bem, a contrapor-se à maléfica influência do mundo que, posto na maligno (1ª João V-19), arrasta o homem para o mal, com suas máximas funestas, seus escândalos e seus maus exemplos. 

   Mas qual é a doutrina que traz o Protestantismo para o mundo corrupto de hoje? 
   Dizem os protestantes:
   Há quem ensine que a salvação se alcança:
                    praticando boas obras;
                    fazendo penitências;
                    fazendo sacrifícios e renúncias;
                    rezando;
                    recebendo sacramentos etc., etc.
   Nada disso! A salvação se alcança simplesmente pela fé em Jesus. E em que consiste a fé em Jesus, segundo a doutrina protestante?
  Consiste apenas nisto: em ACEITAR A CRISTO COMO NOSSO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, COMO NOSSO SALVADOR PESSOAL.
    Se o pecado se arrepende de seus pecados e aceita a Cristo como seu Salvador, está salvo - e, segundo ensina um grande número de seitas protestantes, está salvo para sempre, não pode perder-se jamais, IRÁ PARA O CÉU COM TODA CERTEZA. 
   A salvação lhe é dada de graça. Basta estender a mão para recebê-la. Não é prêmio das virtudes, nem de boas obras, nem de prática da Religião, nem da observância da lei de Deus.
   E quando se objeta que esta salvação assim dada "de graça" está barata demais, os protestantes respondem que é uma loucura recusar-se uma coisa, só porque é dada de graça: a luz do sol e o ar que respiramos também nos são dados gratuitamente e ninguém os vai recusar por isto...
   É este o Evangelho que vai regenerar e santificar o homem, segundo o ensino protestante! Não se fala na necessidade da mortificação, do sacrifício para ganhar o céu; barateia-se a salvação para que ela fique ao alcance de todos. 

8. ONDE ESTÁ O DESMANTELO.

   Ora, percebe-se claramente que existe neste sistema uma bruta falsificação da doutrina do Evangelho.
   Enquanto o Protestantismo ensina que o remédio para os males do mundo, a salvação do homem está na FÉ EM JESUS,  tudo vai muito bem. Porque é realmente SEGUINDO A DOUTRINA QUE JESUS ENSINOU, que a Humanidade encontra o bom caminho e o homem se salva. 
   Todo o mal do homem está em não crer em Jesus, ou em crer, mas não viver de acordo com a sua crença, o que seria uma fé morta, uma fé contradita, negada e desmoralizada pelas obras.
   Mas, quando o Protestantismo nos vem dizer que a fé em Jesus consiste EXCLUSIVAMENTE  em aceitar a Cristo como nosso Salvador, aí é que está a completa e escandalosa adulteração do Evangelho. Esta noção de fé é mera invenção de Lutero; procura-se assim misturar a verdade evangélica com o erro luterano. 
   Não há dúvida que, se o Evangelho nos diz que o homem se salva CRENDO EM CRISTO,  compete ao próprio Evangelho dizer-nos ESTA FÉ em que consiste. É isto o que vamos examinar minuciosamente com a Bíblia na mão, daqui a pouco (capítulo 4º). 
   Mas se os protestantes dizem só admitir aquilo que está na Bíblia, em que parte da Bíblia eles viram que esta fé em Cristo, esta fé que nos salva, consiste SOMENTE em aceitar a Cristo como Salvador? Quem autorizou os protestantes a andar pregando pelo mundo esta aceitação de Cristo, tão mesquinha, tão parcial e tão incompleta? Por que motivo não havemos de aceitar a Cristo como o MESTRE que nos ensinou uma  DOUTRINA,  um conjunto de VERDADES, que estamos obrigados a aceitar, porque Ele é Deus e Deus não pode errar? Por que motivo não havemos de aceitar a Cristo como FUNDADOR DE UMA IGREJA que Ele deixou aqui na terra, inseparavelmente unida a Ele que é a cabeça do corpo da Igreja (Colossenses I-18)?
   Não falam tanto os protestantes na adesão a Nosso Senhor Jesus Cristo? E como é que acham que vão para o Céu aqueles que veem em Cristo um Salvador e nada mais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário