domingo, 28 de fevereiro de 2016

MISSA: Perguntas e respostas.

LEITURA MEDITADA - Dia 28 de fevereiro


2ª PERGUNTA: POR QUE A MISSA É CELEBRADA DIARIMENTE, SEMPRE?
   RESPOSTA: Os protestantes fizeram da eucaristia um simples lanche. Come-se pão e bebe-se suco de uva. E assim se comemora a Paixão do Salvador! 
   No entanto, as palavras da Bíblia são claríssimas. Dão à Eucaristia uma significação muito mais profunda.  
   Jesus realizou na Cruz , dando a sua vida por nós, um Sacrifício Único que não se repete, porque a Sua Morte, a Sua imolação real e sangrenta, só se deu UMA VEZ;  no entanto, o que para nós parecia impossível, Jesus na sua sabedoria e bondade infinitas, realizou-o: o Sacrifício da Cruz se renova todos os dias, a cada instante (dado o fuso horário), numa representação viva de Sua Paixão, numa imolação mística, de modo que todos nós podemos assistir ao seu Sacrifício da Cruz, como se estivéssimos presentes no Calvário. 
   Não era costume entre os judeus que o povo comesse as carnes das vítimas oferecidas em EXPIAÇÃO. Nosso Senhor Jesus Cristo, no entanto, revova representativamente o seu sacrifício expiatório da Cruz, para que ele se desdobre num imenso banquete, em que podemos comungar, participar realmente, para nosso alimento espiritual, do própria Vítima que se ofereceu na Cruz, Vítima que o seu poder infinito nos traz outra vez realmente presente sobre os nossos altares. 
 Portanto o Seu Sacrifício Único, oferecido na última Ceia e completado no Calvário, renova-se todos os dias no altar pelo ministério dos sacerdotes, PARA QUE OS SEUS FRUTOS ( que são infinitos) POSSAM SER APLICADOS A CADA UM DE NÓS. 
   Na verdade, a nossa Redenção foi completa no Calvário; mas com esta Redenção adquirimos riquezas que na Missa Ele vem distribuir.
   Na Cruz Jesus fez A SUA PARTE na obra redentora; não contente com isso ("Tendo amado os seus, amou-os até o fim), na Missa nos vem ajudar a fazermos a NOSSA PARTE, implorando para os vivos a graça do arrependimento, mesmo quando depois de tanto abuso dos divinos favores, dela nos tornamos indignos, e para os mortos um alívio e refrigério nas penas que ainda têm que sofrer perante a JUSTIÇA DIVINA.
   Jesus subiu aos Céus para voltar no fim do mundo; e entretanto ficou entre nós oculto sob os véus sacramentais, visível apenas aos olhos da nossa fé, esta fé que é a base de todo Cristianismo e que atinge o seu ponto máximo na humildade e cega submissão com que aceitamos os mistério eucarístico. Jesus já quando prometeu, já quando realizou a eucaristia, fez tudo de modo a ser um místério de fé por excelência. 
   Outra razão por que se celebra sempre a santa Missa é: só Jesus é que podia OFERECER-SE para remir a Humanidade, e no entanto dá-nos, depois da redenção, o privilégio de nos oferecermos a Deus juntamente com Ele, apresentando-Lhe as nossas lágrimas, as nossas dores, os nossos sacrifícios, a nossa vida, em união com aquele Corpo e Sangue Preciosíssimo que foram oferecidos na Cruz. E assim "desde o nascer do sol até o poente... em todo lugar sobe aos Céus uma oblação pura, tornando o nome de Deus grande entre as gentes" (Malaquias, I, 11).  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário