sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A MISSA: Perguntas e Respostas

LEITURA MEDITADA - Dia 26 de fevereiro



PERGUNTAS: Fizeram-me mais duas perguntas sobre a Missa: 1ª - Em que momento se realiza o Calvário?
2ª - Em que momento da Missa tem início a Paixão de Jesus?
Pelo que pude entender, a primeira pergunta seria para saber qual a essência da Missa, ou melhor, em que parte da Missa estaria apresentado de novo o Sacrifício do Calvário?
Resposta: A Missa é, por natureza, uma representação real e viva do Sacrifício do Calvário. A teologia ensina que é a Consagração que representa a oblação de Cristo na Cruz, pelo fato de tornar sacramentalmente presente a Nosso Senhor Jesus Cristo e em estado de Vítima. Assim sendo, a essência do Sacrifício da Missa consiste pois em que o ato da Consagração  REPRESENTA SACRAMENTALMENTE o sacrifício sangrento da Cruz. Com efeito, a fórmula da Consagração separa sacramentalmente o Corpo do Sangue, e por isso representa, sacramentalmente, a morte do Senhor.
   Resposta à segunda pergunta: Primeiramente devemos estar lembrados que a Missa propriamente se inicia com o Ofertório que é uma preparação para o Sacrifício que vai se realizar na Consagração. A parte que vai das orações ao pé do altar até o Credo é chamada em latim "ante Missam" que quer dizer: "antes da Missa". Portanto não é ainda a Missa; é uma parte de orações e instruções como preparação para a Missa propriamente dita, que é chamada Missa dos Fiéis, enquanto a ante-missa é chamada missa dos catecúmenos. Agora na Missa propriamente dita, há as várias cerimônias para lembrar a Paixão de Jesus. Diz Santo Tomás, que, assim como a Paixão de Jesus se efetuou em várias etapas assim também os sinais da cruz que são feitos representam estas etapas da Paixão. Isto já foi explicado na postagem em que Santo Tomás explica as cerimônias da Missa. A Paixão de Jesus é consumada com a Sua morte na Cruz, e é representada sacramentalmente, como vimos acima, pela consagração, em separado, do pão e do vinho.
   Devemos estar lembrados que a Santa Missa tem mais uma parte que lhe é integrante: a Comunhão. O que não houve no Calvário. Não há Missa sem comunhão, ao menos da parte do sacerdote. Pela Comunhão nos unimos á própria Vítima e por ela ao próprio Deus. O fim que Nosso Senhor se propôs ao instituir a Eucaristia é incorporar-nos n'Ele, para que COM ELE, POR ELE E n'ELE possamos glorificar a Deus e unir-nos às três Pessoas Divinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário