quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O PECADO DE ADÃO PUNIDO




A soberba fez cair do Céu a terceira parte dos Anjos; a desobediência do primeiro homem subverte a terra. Adão reinava sobre toda a criatura visível e sobre si mesmo. Que grande paz havia na sua alma! Que inocentes gozos vinham oferecer-se espontaneamente aos seus sentidos, sujeitos à razão! Habitava um deliciosa estância. Deus falava-lhe como um amigo ao seu amigo. E esta felicidade não era mais que o prelúdio de uma felicidade muito superior, prometida à sua fidelidade; e este ditoso destino devia ele transmiti-lo a seus filhos. Mas ai! Só lhes legou lágrimas por herança! Logo que pecou, a ira divina manifesta-se contra ele e contra toda a sua posteridade. Novecentos anos de sofrimentos, de acerbos pesares, e depois a morte; e será necessário que todos os seus descendentes padeçam, chorem e morram, como ele! Que digo? Será necessário que um Homem-Deus, com a sua própria morte, venha dar a devida expiação! Oh! justiça tremenda! Onde achar noutra parte, a não ser no Calvário, um exemplo tão espantoso do castigo que merece o pecado. Deus Pai amou de tal modo os homens que lhes deu o seu próprio Filho e Jesus Cristo nos amou até ao extremo entregando-se a si mesmo livremente a todos os sofrimentos e à morte na cruz. Ó mistério de Justiça e de Misericórdia! Mas também de terror e horror pelo pecado!

Se compararmos a condição de nossos primeiros pais com a nossa:  os primeiros pais nos venceram nos dons da graça e justiça original, nós os superamos nos dons da reabilitação: "Onde abundou o pecado, superabundou a graça", diz São Paulo. Se eles foram criados em graça, nós somos regenerados no batismo. Se eles foram adornados do dom da integridade, nó somos reintegrados na Paixão de Cristo. Se eles podiam alimentar-se da árvore da vida, nós somos alimentados com o pão eucarístico. 

Se compararmos a sua queda com a nossa: o pecado de Adão foi um só, enquanto que os nossos são múltiplos; o de Adão foi sem castigo precedente, os nossos com a certeza do castigo; o de Adão anterior à Redenção, os nossos desprezando o sangue redentor; o de Adão expiado por novecentos anos, os nossos repetidos à vezes lá sem muito arrependimento. 

Se compararmos os castigos: Adão pecou e se envergonhou, eu peco e não sinto pejo do meu pecado, pelo menos o suficiente; Adão pecou e foi castigado, eu peco e glorio-me, que nenhuma mal me aconteceu: Pequei e que me aconteceu de triste? (Ecli V, 4); Adão pecou e foi imediatamente expulso do Paraíso Terrestre, e eu peco e sou perdoado e continuo sobre a terra com o tempo suficiente para fazer penitência, o Senhor não me nega as suas misericórdias: "Foi pela misericórdia do Senhor que não fui consumido" (Lam. III, 22). 

Considerando as males do pecado da Adão e Eva em relação a todas as gerações: os males físicos e os males morais, os males do corpo e os males da alma, as dores, as doenças, as epidemias, as mortes; os crimes mais bárbaros, mias obscenos, mais ultrajantes à majestade divina; as guerras, a peste, a fome, enfim, todos os flagelos que pesam sobre a natureza humana: eis os frutos do pecado! Tudo isto servirá para nos incutir um tão grande horror a este mal, que nos resolveremos a detestá-lo de todo o nosso coração e a evitá-lo a todo o custo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário