sábado, 5 de maio de 2018

A ALMA NO ESTADO DE GRAÇA É MORADA DA SS. TRINDADE



Na parte superior: Vemos um símbolo de uma alma no estado de graça.
Na parte inferior: um símbolo de uma alma em pecado mortal. 
Há duas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo que deixam esta verdade bem clara. Uma sobre o Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade; outra sobre o Pai, a primeira Pessoa, e sobre o Filho, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

Antes da Ascensão, para consolar os homens da sua ausência, disse-lhes: "Se me amais, observareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito [=Consolador], para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós" (S. João XIV, 15-18). E Jesus continua: "Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Resta ainda um pouco, e depois já o mundo me não verá. Mas ver-me-eis vós, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia vós conhecereis que eu estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós. Aquele que retém os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei também, e me manifestarei a ele... Se alguém me ama guardará a minha palavra, meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada" (S. João XIV, 15 e 18-22 e 23).

Assim por estas palavras do Divino Mestre compreendemos perfeitamente que toda a alma que ama a Jesus e guarda os seus mandamentos, isto é, toda alma no estado de graça, é amada pelo Pai, e o Pai vem a ela, com o Filho e o Espírito Santo. A Santíssima Trindade vem não para uma simples visita, mas para se fixar e nela fazer a sua morada. Daí, não existe coisa mais bela e sublime entre os homens do que as almas em estado de graça, pois, são moradas da Santíssima Trindade, são templos de Deus. Que felicidade para Maria Santíssima ter junto de si em sua pobre casa, o Filho de Deus, e isto por trinta anos! Mas, cheia de graça, puríssima, santíssima, o Senhor estava sempre com ela. A Santíssima Trindade preparou para si esta digna morada. Mas, as outras almas, embora nunca tão santas como a Mãe de Deus, mas estando em estado de graça, são também morada da Santíssima Trindade, e isto não por um prazo limitado, mas para sempre, enquanto não tiver  a infelicidade de, com um pecado mortal, expulsar de si a próprio Deus.

É óbvio que quem ainda não sabe, gostaria de saber como a Santíssima Trindade vem até a uma alma em estado de graça. Ouçamos Santo Tomás de Aquino: "Deus está NATURALMENTE na criaturas de três modos diferentes: pelo seu PODER, porque todas elas estão sujeitas ao seu império; pela sua PRESENÇA , porque Ele vê tudo, mesmo os mais secretos pensamentos da alma; pela sua ESSÊNCIA, visto que opera em toda a parte e em toda a parte Ele é a plenitude do ser e a causa primária de tudo o que há de real nas criaturas, comunicando-lhes sem cessar não apenas o movimento e a vida, mas o próprio ser: "porque é n'Ele que temos a vida, o movimento e o ser" (Atos XVII, 29). Entretanto, a Sua presença em nós pela graça é de uma ordem muito superior e mais íntima. Não é somente a presença do Deus criador e conservador que sustenta os seres que criou, mas a da própria Trindade, tal como a fé no-La revelou; o Pai vem até nós e em nós continua a gerar o Verbo; com Ele recebemos o Filho, perfeitamente igual ao Pai, sua imagem viva e substancial, que não cessa de amar infinitamente o Pai como por Ele é amado; deste amor mútuo brota o Espírito Santo, pessoa igual ao Pai e ao Filho, laço mútuo entre os dois, e no entanto distinto de um e de outro" (Cf. Summa Theologica, 1ª Parte, q. VIII, a. 3º).

Caríssimos, quantas maravilhas se operam numa alma em estado de graça! Façamos uma comparação no intuito de entendermos melhor esta maravilha: É só vermos a diferença essencial que existe entre a presença de Deus em nós pela natureza e a sua habitação pela graça. Podemos dizer que pela presença NATURAL de Deus na alma, Ele está e opera em nós, mas pela Sua presença sobrenatural pela graça, Ele próprio se nos dá para que gozemos a sua amizade, a sua vida e as suas perfeições. É o que exprime o Apóstolo S. Paulo: "O amor de Deus está em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rom. V, 5). Assim, pois, nos é dado o Espírito Santo e com Ele também o Pai e o Filho, pois as três pessoas divinas são inseparáveis; é nosso e, se disso tivéssemos uma consciência viva e profunda, compreenderíamos que a graça é já um início da vida eterna, dessa inefável alegria que se experimenta com a posse de Deus.

Eis porque, caríssimos, se tivéssemos fé viva, poderíamos repetir com Sóror Isabel da Trindade: "Encontrei o céu na terra, porque o céu é Deus e Deus está na minha alma. No dia em que compreendi isto, tudo se esclareceu em mim, e eu quereria dizer este segredo àqueles que amo". Quantas almas foram transformadas, a exemplo desta Carmelita, no dia em compreenderam, sob a ação do Espírito Santo, que Deus habita nelas! Quantas conheceram então um  novo rumo na sua vida, uma ascensão contínua para Deus e para a perfeição! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário