domingo, 24 de dezembro de 2017

VIGÍLIA DO NATAL


NOTA: Quando o 4º Domingo do Advento coincide (como neste ano) com a Vigília do Santo Natal, celebra-se a Missa da Vigília  sem comemoração do Domingo.

Caríssimos, com a graça de Deus, vamos meditar sobre a VIAGEM A BELÉM. Vemos a sabedoria e bondade de Deus em ordenar esta viagem. O imperador César Augusto ordena o recenseamento de todos os seus súditos. Julga não trabalhar senão pela própria glória, e trabalha pela de Jesus Cristo, preparando provas da Sua divina missão. Para se realizarem as profecias, é necessário que o Messias nasça em Belém, que seja autenticamente reconhecido por filho de Davi. É necessário que Jesus entre neste mundo no estado mais humilde possível, pois vem fundar um reino espiritual que terá por alicerces a humildade, a paciência, a pobreza. Tudo está na mão de Deus. Ele faz concorrer tudo para o cumprimento de seus desígnios. A vaidade de Augusto contribuirá para isso, como a humildade de Maria Santíssima.

Que tesouros de merecimentos, que consolações vão achar Maria e José neste viagem tão penosa aos olhos dos homens!

Caríssimos, contemplemos a obediência e confiança de Maria Santíssima e S. José nesta viagem de Nazaré a Belém. Na verdade, os santos esposos tinham sólidas razões para se eximirem desta viagem ; mas seu amor à obediência não lhes permite ver senão a autoridade de Deus na do imperador. Partem. Preveem os trabalhos; mas a sua confiança é inalterável. Que tinham eles a temer? Maria levava em seu seio virginal o Senhor do universo. Nada é difícil quando Jesus está presente, tudo é bom!!!


Caríssimos, em breve Maria Santíssima vai dar-nos Jesus. Já se ouve um canto jubiloso. Só algumas horas nos separam de tão feliz vinda. Oh!  que grata não é para todos os cristãos a noite de Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário