domingo, 17 de novembro de 2019

NOVENA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO - DOMINGO - 1º dia.


Pelo Padre Vitor Jouet, M. S. C.

Fundador da Associação do Sagrado Coração para alívio e libertação das Almas do Purgatório
O Autor recebeu a Bênção Apostólica de  S. Pio X:

"Ao nosso caro filho, Padre Victor Jouet, bem como aos caros Associados de sua Confraria do Sagrado Coração de Jesus em favor das almas sofredoras do Purgatório, concedemos de todo coração a Bênção Apostólica.
Domingo do Laetare, 13 de março de 1904
Pio X, Papa.

NOVENA
ATOS PREPARATÓRIOS



ORAÇÃO:  -  Santa Margarida Maria, a quem Nosso Senhor escolheu para estabelecer e propagar por toda parte, como uma fonte inesgotável de graças, a devoção a seu divino Coração; vós que tendes ouvido as almas do Purgatório pedir-vos este remédio novo, tão salutar em seus sofrimentos, e que tendes libertado por este meio uma multidão dessas pobres prisioneiras, obtende-nos a graça de executar santamente essa piedosa prática dum passeiozinho pelo Purgatório, em companhia do Sagrado Coração de Jesus e da novena pelas almas.

União de intenções com os fiéis que realizam diariamente, esta santo exercício, na Igreja titular da Obra, situada em Lungotévere Prati. Roma.

Consagração do dia:  -  Ó divino Coração de Jesus, ao fazer em vossa companhia este passeiozinho  pelo Purgatório, nós vos consagramos tudo o que fizemos e esperamos fazer de bem, com o socorro de vossa graça, durante este dia, e vos pedimos apliqueis os vossos méritos em favor dessas almas sofredoras. E vós, santas almas do Purgatório, empregai ao mesmo tempo todo o vosso poder no sentido de nos obterdes a graça de viver e de morrer no amor e na fidelidade ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, correspondendo, sem resistência, a seus desejos sobre nós. Amém.

Oferecimento:  -  Pai Eterno, nós vos oferecemos o sangue, a paixão e a morte de Jesus Cristo, as dores da Santíssima Virgem e as de São José, pela remissão de nossos pecados, pela libertação das almas do Purgatório e pela conversão dos pecadores.

Invocação:  -  Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus!
Ó Maria, Mãe de Deus e Mãe de misericórdia, rogai por nós e pelos mortos!
São José, modelo e padroeiro dos amigos do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós!

Prelúdio:  -  Desçamos um instante pelo pensamento, com o amor do Coração de Jesus e a abundância de suas graças, à chamas devoradoras do Purgatório!
1. -  Quantas vêm nesse momento iniciar aí o seu doloroso cativeiro!
Como elas são felizes! Livraram-se do inferno para sempre... estão certas de que chegarão à suprema felicidade... são as amigas de Deus... estão salvas!
Como elas estão tristes! Acham-se cobertas de mil imperfeições... de muitas penas temporais devidas ainda aos restos dos pecados perdoados... exiladas por um certo tempo de sua celeste pátria... condenadas ao fogo expiatório!
2.  -  Que santa legião quase inteiramente purificada se apresta hoje mesmo para voar ao céu! Felicitemo-las, demos a elas o derradeiro sufrágio que apressará em alguns instantes a sua festiva partida, digamos a elas que se lembrem de nós no reino eterno.
3.  -  Que multidão se encontra aí encerrada já há tanto tempo, e que aí permanecerá ainda por longo prazo!
Há aí almas de seculares, de religiosos, de sacerdotes, almas que nos são caras.
Contemplemo-las, ouçamos seus gemidos, dirijamos a elas uma palavra de amizade e de compaixão, prestemos-lhes assistência!

PRIMEIRO DIA   -  DOMINGO

COLÓQUIO  -  De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?
Arrependo-me do tempo perdido:  -  "Não o julgava nem tão precioso, nem tão rápido, nem tão irreparável... Si eu o soubesse"... Si eu pudesse ainda repará-lo!...
Tempo precioso!... Aprecio-te agora como o mereces. Tu me foste dado para empregar-te no amor de Deus, em minha santificação. no consolo e na edificação do próximo; empreguei-te porém no pecado, no prazer, em obras que agora me causam amargos pesares! Tempo tão rápido na terra e tão lento nesta prisão de fogo! Passavas outrora como o relâmpago; minha vida fugia como um sonho; e agora as horas me parecem anos!... os dias... séculos!
Tempo irreparável! Na terra parecias jamais acabar; e a morte cortou o fio de meus dias, no momento em que menos o pensava. Ó tempo perdido, eis que passaste sem esperança de voltar!
Oh! Vós que viveis ainda na terra, consagrai por nós ao Coração de Jesus algumas dessas horas em que a graça vos é oferecida em tão grande abundância e com tanta facilidade!

PIEDOSAS PRÁTICAS

Resolução:  -  Socorrer hoje no Purgatório, por todos os meios em nosso poder, as almas daqueles que, durante sua vida, praticaram este santo exercício, e recomendar-nos àquelas que, neste instante, sobem ao Céu.

Ramalhete espiritual:  -  "Os sofrimentos das almas do Purgatório são tão grandes, que um dia lhes parece mil anos" (São Vicente Ferrer).

Sufrágio:  -  Consagrar um instantezinho honrando o Sagrado Coração em favor das Almas do Purgatório.

Intenção particular:  -  Rogareis ao Sagrado Coração em favor da Alma mais abandonada.
Motivo:  -  Quanto maior for a sua penúria, maior será o seu reconhecimento. Ela pedirá a Deus que não vos abandone, e que não permita jamais vos afastardes dele pelo pecado.

Oração para o domingo:  -  Ó Senhor, Deus onipotente, suplico-vos, pelo Sangue preciosíssimo que Jesus, vosso Filho, derramou no Jardim das Oliveiras, liberteis as almas do Purgatório; recomendo-vos de modo muito particular a alma mais abandonada. Conduzi-a à morada da glória, afim de que ela vos louve e bendiga durante toda a eternidade, Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Salmo 129 ("De profundis").

Salmo 129: Das profundezas do abismo, eu bradei para Vós, Senhor: Senhor, ouví minha voz!
Que vossos ouvidos sejam atentos à voz de minha oração.
Si tomardes em consideração as nossas iniquidades, Senhor: Senhor, quem poderá subsistir diante de Vós?
Mas vós sois rico de misericórdia; e eu espero em Vós, Senhor, por causa de vossa lei.
Minha alma apoiou-se em vossa palavra, minha alma pôs toda sua confiança no Senhor.
Desde a manhã até à noite, Israel espera no Senhor.
Porque no Senhor existe a misericórdia e uma abundante redenção.
É Ele quem resgatará Israel de todas as suas iniquidades.

Versículo:
Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!
E a luz perpétua as ilumine.
Descansem em paz, Amém.


Oração jaculatória:  -  Doce Coração de Jesus, fazei que eu vos ame sempre e cada vez mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário