quinta-feira, 30 de junho de 2016

SALVAÇÃO: Impossível concordar com Lutero


O QUE É CRER

    A CONCEPÇÃO DE LUTERO. 

   Quem não sabe o que é CRER? Quem não entende o que quer dizer crer em Cristo? É aceitar como verdadeiro, abraçar e professar tudo o que Cristo ensinou; qualquer criança sabe disto. Que necessidade há de fazermos uma longa dissertação sobre este assunto?

   Sim; não haveria necessidade, se Lutero e os protestantes não houvessem confusamente adulterado esta noção. Lutero, como sabemos, quis ir buscar nas Escrituras a certeza absoluta de que estava salvo folgadamente, sem ter que continuar naquela luta tremenda contra as tentações. Gostou muito daqueles textos em que se diz que quem crê em Cristo se salva. Mas, se fosse tomar a palavra CRER no sentido de convencer-se de todas as palavras de Jesus, isto iria dar novamente num ponto que ele não queria, porque Cristo se mostrou não só um Salvador, mas também um Legislador. Daí a alteração que faz no sentido da palavra CRER: crer em Cristo é crer que eu estou salvo, certamente salvo, e salvo por Cristo; é, portanto, confiar em Cristo, como em meu Salvador. 

   Todo o mundo percebe logo a adulteração que se está fazendo aí da noção de fé. 

   Que Cristo é meu Salvador é de fé, está na Bíblia. Mas a mesma Bíblia nos mostra que uns se salvam, outros se condenam, o que não impede que Cristo seja o Salvador de TODOS, é sinal apenas de que muitos não se sabem aproveitar da salvação que a todos é oferecida por Cristo. E irão estes para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna (Mateus XXV-46). Que uns se salvam, outros se condenam é de fé; que eu, Martinho Lutero; que eu Lúcio Navarro; que eu, Fulano de tal, me salvo com toda certeza, isto não é objeto de FÉ, porque não foi revelado. Não é o fato de sugestionar-me a mim mesmo de que estou salvo que me dá a salvação, pois o que a Bíblia nos diz é que Cristo é o autor da salvação eterna para TODOS OS QUE LHE OBEDECEM (Hebreus V-9). Posso ter esperança firme de salvar-me. Mas aí já se trata de outra virtude diferente: a virtude da esperança. E é a própria Bíblia quem no-las apresenta como virtudes diversas: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, a caridade, estas TRÊS,  virtudes; porém a maior delas é a caridade (1ª Coríntios XIII-13). Sejamos sóbrios, estando vestidos da couraça da FÉ e da CARIDADE  e tendo por elmo  A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO (1ª Tessalonicenses V-8). Sois fiéis em Deus, o qual O ressuscitou dos mortos e Lhe deu glória, para que a vossa FÉ e a vossa ESPERANÇA fosse em Deus, fazendo puras as vossas almas na obediência da CARIDADE (1ª Pedro I-21 e 22). 
   

4 comentários:

  1. Por favor poderia nos dar um esclarecimento sobre o decreto comum entre a Igreja Católica e a justificação e se ele confirma a doutrina de Trento ou se a Igreja pós Vaticano II fez concessões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Sr. Prof. Francisco Castro. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Encontrei no Site Instituto Humanitas Unisinos, IHU o artigo "Bento XVI e Lutero. A Doutrina da Justificação. Lá, penso eu, o Sr. encontra a resposta ao seu questionamento.
      Estou apreensivo quanto a ida do Papa à Suécia na celebração dos 500 anos da Pseudo-Reforma.

      Excluir
    2. Confira também o Site do Vaticano sobre o ANEXO À DECLARAÇÃO CONJUNTA SOBRE A DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO.

      Excluir
  2. Quando os protestantes garantem para mim que "ele está salvo", cito para eles 2 versículos que confundem eles ficam meio atordoados e vão logo mudando de assunto ou se mandando:
    O primeiro é que S Paulo foi chamado diretamente por Jesus, tinha esperança de ser salvo, mas nem por isso se considerava salvo por antecipação:
    O Grande São Paulo Apóstolo não era temerario, mas com humildade dizia: “Verdade é que a minha consciência de nada me acusa, mas nem por isto estou justificado; meu juiz é o Senhor” 1 Cor 4, 4.
    É bom lembrar de que São Paulo Apóstolo era um justo, santo, e não mentiroso e ou dava trelas a tapeações!
    E o segundo é mostrar a ele que a seita onde está ou nas outras Jesus nada tem a ver com elas, pois todas foram fundadas por alguém e mostrando exemplos de fundadores e se ele fundar uma nova, valerá o mesmo que a luterana que é a mais velha, mesmo assim, todas fundadas por homens e dentro delas cada um entende como quiser, mesmo o pastor que é igual a qualquer um e por cima é contestado!

    ResponderExcluir