quarta-feira, 1 de junho de 2016

NO MUNDO DAS IDÉIAS

Do livro "Quer agrade, quer desagrade" escrito pelo Revmo. Pe. Fernando Arêas Rifan, hoje Sua Excelência Revma. D. Fernando Arêas Rifan, Bispo e Administrador Apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Campos dos Goytacazes, RJ.


   "Não estou falando do "mundo das idéias" de Platão, que, segundo ele, ficava na Lua. O mundo da Lua. Não. Pretendo falar das idéias aqui e agora, no nosso mundo sublunar, terrestre, terra-a-terra, mundo dos homens, mundo científico, tecnológico, filosófico, político, social, familiar, o mundo das almas...
   Afinal, o que governa todo esse mundo? Seria a força física, atlética, ou a força industrial, bélica, política etc. ? Não! O que governa o mundo são as idéias. Só as idéias. O resto é consequência.
   São as idéias que fazem o herói ou o fanático, um construtor ou um revolucionário, um cristão ou um herege, um educador ou um manipulador, um homem ou um monstro. As ações, no início, podem até ser semelhantes, mas as idéias é que fazem a diferença, e as consequências mais ainda.
   Idéias postas como meta e princípio da ação chamam-se ideais.
   Foram idéias de "pão e circo" que fizeram a decadência do império Romano, assim como o ideal de disciplina e austeridade haviam feito a sua grandeza.
   Os ideais cristãos transformaram os bárbaros violentos e destruidores em pacíficos e ordeiros agricultores e construtores das grandes catedrais góticas da Europa que ainda hoje encantam o mundo.
   Idéias de grandeza e puritanismo da raça fizeram Hitler e o nazismo.
   Idéias igualitárias, materialistas e ateias de Marx, Hegel e Feuerbach geraram o comunismo.
   Idéias fanáticas geram hoje os homens-bomba do Oriente Médio.
   Porque as idéias não permanecem na cabeça ou no escritório. Elas descem às ruas e praças. Elas têm conseqüências sociais.
   Idéias igualitárias e liberais da Revolução Francesa terminaram no "Terror": 1 milhão de mortos.
   As idéias de Marx foram levadas à prática por Lenin e à instalação do Comunismo: 100 milhões de mortos.
   É óbvio: se eu tenho como rota da vida a ideia materialista de que o homem é apenas 70 Kg de carne e osso, e que não existe alma nem Deus remunerador, o que impediria de satisfazer todas as minhas paixões, ainda que a custa da destruição do meu próximo?!
   Portanto, educadores, atenção às idéias! Formemos idéias sadias. O resto é superficialidade.
   Educação sem convicções é formalismo.
   Disciplina apenas sob vigilância é militarismo.
   Imposição sem ideal é autoritarismo.
   Idéias são sementes que frutificam nas ações. Formemos jovens com ideais sadios.
   Quem semeia ventos colherá tempestades.
   Quem cultiva boas idéias colherá boas ações.

2 comentários:

  1. Caro Padre, Me chamo Lucas Ricardo Zanoni, tenho quase 21 anos e moro em Campo Grande-MS. Atualmente, faço engenharia civil na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e tenho buscado cada vez mais a Deus e os Seus desígnios para mim.
    Em meio a tanto relativismo, TL e modernismo o Amado me deixou com um gemido...há algum tempo tenho procurado algum lugar no qual Ele se escondeu e quer que eu O ache.Havendo Ele me ferido, procuro, sem demora e sem volta. Buscando meus amores, irei por qualquer monte ou ribeira. Sendo assim, tão logo que conheci o site, me pergunto como entrar em contato com o senhor para obter informações sobre o Carmelo. Gostaria que o senhor pudesse me explicar melhor -caso ache oportuno- como funciona o caminho vocacional, e o carmelo em si também. Desde já agradeço a paciência e o interesse com minha pobre alma. Meu email é lucasricardozanoni@hotmail.com
    Deus o abençoe e o guarde!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Lucas Ricardo, que Deus o abençoe copiosamente!
    O Carmelo que estou construindo é do ramo feminino.

    ResponderExcluir