quinta-feira, 8 de setembro de 2016

AÇÕES COM VALOR DIVINO



   Mas se a graça, o pecador não pode MERECÊ-LA, como é que, depois de receber a graça santificante, pode MERECER a glória do Céu? Não é o mesmo homem fraco, mortal, limitado, imperfeito, como são todos os homens?

   - Sim, continua fraco, mortal, imperfeito, limitado, mas já não é o mesmo homem, enquanto perseverar na graça santificante. Se Você visse o seu amigo, inerte, morto, estirado na sala, e depois Deus o ressuscitasse e Você o passasse a ver rindo, conversando, trabalhando, exercendo toda a sua atividade, Você diria que este de agora é o mesmo homem? É o que se dá na vida espiritual: quem não está na graça santificante está morto pelo pecado para a vida sobrenatural; o morto não pode merecer; o morto nada pode fazer por si, para sair do estado de morte em que se encontra; é preciso que Deus o ressuscite, o crie espiritualmente, faça dele uma NOVA CRIATURA (2ª Coríntios V-17), um HOMEM NOVO (Efésios IV-24), para que possa andar, operar e produzir alguma coisa na vida da graça: Ele é quem vos deu a VIDA, quando vós estáveis MORTOS pelos delitos e pecados (Efésios II-1).

   Uma vez que esteja a alma com a graça santificante, sendo uma habitação do Espírito Santo, as suas boas obras feitas com reta intenção, as quais são efeito, portanto, não só do livre arbítrio, mas também da graça do Espírito Santo, são ações sobrenaturalizadas, ações divinizadas pela graça. As boas obras feitas pela alma que se tornou participante da natureza divina, tomam assim um valor divino e já merecem, não uma recompensa natural, mas a recompensa da vida eterna, dada por justiça, pois o prometido é devido e Deus assim o prometeu: Irão estes para o suplício eterno, e os JUSTOS, PARA A VIDA ETERNA (Mateus XXV-46). Não precisamos mais citar aqueles textos em que a vida eterna nos aparece como um RECOMPENSA (Mateus XIX-29), um GALARDÃO (Mateus V-11 e 12), uma COROA DE JUSTIÇA (2ª Timóteo IV-8), um TESOURO ACUMULADO NO CÉU (Mateus VI-19 e 20), uma PAGA SEGUNDO AS OBRAS (Mateus XVI-27), e em que Nosso Senhor nos fala num verdadeiro e real MERECIMENTO (Lucas VI-32 a 35).

   À proporção que a alma santificada pelo Divino Espírito vai fazendo boas obras e praticando atos de virtude, vai crescendo na graça (2ª Pedro III-18), e aumentando em si esta graça divina, vai aumentando também o seu prêmio no Céu, pois Deus há de retribuir a cada um segundo as suas obras (Romanos II-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário