sábado, 3 de setembro de 2016

GRAÇA ATUAL E GRAÇA SANTIFICANTE SÃO NECESSÁRIAS



   Conforme o ensino da Igreja, o homem não pode, por suas próprias forças naturais, cumprir a lei de Deus, nem fazer nenhum ato meritório para a vida eterna; para a salvação, portanto, necessita continuamente do auxílio DE DEUS, ou seja, da GRAÇA ATUAL: Não que sejamos capazes, de nós mesmos, de ter algum pensamento, como de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus (2ª Coríntios III-5).
   Além disto, para salvar-se, precisa estar na GRAÇA SANTIFICANTE no momento de sua morte: é a veste nupcial, sem a qual ninguém pode ser admitido no banquete da bem-aventurança celeste. A graça santificante é quem nos faz filhos adotivos de Deus e, portanto, herdeiros da vida eterna; os que não estiverem na categoria de filhos não poderão herdá-la.

   Finalmente, para fazer qualquer ato merecedor de um prêmio na vida eterna, é preciso que o homem esteja na GRAÇA SANTIFICANTE. A alma que não possui este estado de graça é ramo que não está enxertado na divina videira que é Cristo; não pode produzir frutos para a eterna bem-aventurança (João XV-4 e 5). Isto é uma verdade tremenda, que encerra séria advertência para aqueles que, afastando-se dos sacramentos da Confissão e da Comunhão, (e aqui nos dirigimos especialmente aos católicos negligentes em aproveitar-se dos tesouros da divina misericórdia que a sua Religião lhes oferece), afastando-se dos sacramentos, ficam por longo tempo em estado de pecado mortal: além do perigo de se condenarem eternamente, em consequência de uma morte repentina, tão fácil de acontecer, perdem também todo o fruto de suas boas ações que nenhuma recompensa terão na eternidade. Podem estas boas ações feitas assim por um homem em estado de pecado mover o coração de Deus a lhe conceder mais depressa a graça do arrependimento ou a não lhe faltar com ela no momento mais crítico, mas são infrutuosas para o Céu.

"Que adianta o homem, disse Jesus Cristo, ganhar o mundo todo se vier a perder a sua alma, e que poderá o homem dar em troca de sua alma?

Caríssimos, rezemos sempre para que a nossa alma não venha sofrer detrimento pelas preocupações das coisas terrenas. Procuremos preservar as obras de Deus e delas usarmos tanto quanto nos levam para o céu. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário