sábado, 25 de agosto de 2012

A alma em colóquio com Jesus na Eucaristia ( II )

   A alma: Graças e louvores sejam dados a todo momento a Vós, ó Jesus, no Santíssimo Sacramento!
   Ó meu Jesus! não me sinto com vontade de aproximar-me da Vossa Mesa Eucarística. Estou agitada, inquieta, e, para falar claro, estou irritada.
    Ontem tive aquele encontro que Vós sabeis, recebi aquela ofensa, sofri aquela humilhação, e o meu amor próprio está ferido; ouço continuamente ao ouvido e ao coração aquelas palavras duras, ásperas, cheias de acrimônia, e por mais que faça não as posso esquecer. Julgava ter já vencido a minha paixão dominante, aquele misto de soberba e de ira, mas vejo que voltei ao princípio e sou sempre a mesma de antes. Ó meu Jesus, esperai que a cólera me passe, e depois voltarei a comungar; mas por hoje... que figura faríeis, Vós que sois um cordeiro tão manso e humilde, dentro dum coração cheio de despeito e pior ainda!

   Jesus: Minha filha, dize-me: quando te aconteceu aquela contradição; aquela ofensa, ressentiste-te de modo a dar grave escândalo aos presentes, ou a faltar gravemente ao respeito para com os superiores, ou à caridade para com o próximo? No caso, estás certa de ter cometido um pecado mortal? Se assim é vai-te confessar antes de comungar. Mas se a tua culpa é só venial, humilha-te diante de mim,  pede-me perdão de coração, e depois vem. Se, porém, todo este perturbamento interno é somente efeito do teu temperamento e do teu caráter, e se tu em vez de secundá-lo o tens já combatido; se, em vez de procurar ocasião ao amor próprio, repeles até a ideia disso; se enfim essa irritação que sentes te veio impensadamente, te desagrada, quiseras não a ter e farias até penitência para te veres livre dela... então não temas nada, vem à Comunhão, e o resto fica por minha conta. Eu descerei ao teu coração e substituirei a calma à tempestade, o céu se tornará um pouco sereno, e depois te encontrarás mais tranquila. Procura, porém, excitar no teu coração um vivo desejo de ser amansada por mim, um sentimento de humildade para o teu caráter tão pronto e inclinado à malignidade, e dispõe-te a pedir-me também por aquela pessoa que te ofendeu, não importa se com razão ou sem ela. Vem, portanto, e verás que, convivendo com o mansíssimo Cordeiro, pouco a pouco te tornarás uma ovelha menos caprichosa. 

  A alma: Com a vossa graça, ó Jesus Sacramentado, farei todo o possível para seguir as vossas inspirações. Fico-Vos sumamente grata. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário