quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RESPONDENDO AS PERGUNTAS

   Recebi por e-mails muitas perguntas sobre Religião porque este blog tem por finalidade evangelizar. Por isso, é com muita alegria que recebo estas perguntas e agradeço de coração às pessoas que as fizeram. Tudo que me der oportunidade de fazer algum bem às almas, é bem-vindo.
   Primeiramente irei responder as perguntas referentes  à Santa Missa, por ser o assunto que estou expondo no momento. Aliás, algumas destas perguntas já ficaram respondidas nas postagens que já fiz.

  1ª  Pergunta: Nós fiéis devemos dizer: assistir à Missa; participar da Missa ou celebrar a Missa.
   Resposta: Os catecismos antes do último publicado que é intitulado CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, falando do primeiro mandamento da Igreja, diziam: Assistir ( ou ouvir ) Missas inteiras..etc. Na explicação diziam: Para verdadeira assistência à Missa, são quatro as condições requeridas. Quanto ao corpo, é preciso primeiro estar realmente presente ao Santo Sacrifício; segundo assistir a missa inteira. Quanto ao espírito e ao coração, é preciso assistir com atenção e devoção; o que na explicação significa participar verdadeiramente da Santa Missa e não assistir ´"só de corpo presente".
   Já o último catecismo diz: participar, o que naturalmente supõe estar presente, assistir de verdade e não pela televisão e Internet.Queremos dizer que pela TV e Internet não se cumpre o preceito. É preciso assistir de verdade e participar. Mas, em que sentido o fiél participa da Santa Missa? Não no sentido que o fiel concelebra. Só o Sacramento da Ordem confere o poder e a capacidade para operar a transubstanciação. O simples fiel não tem poder para isto. Também é errado pensar que o padre não passa de um mandatário do povo, cujos atos sacerdotais só valeriam enquanto ele representa os fiéis. De fato, o padre não é um deputado do povo, pois é escolhido por vocação divina, e gerado pelo Sacramento da Ordem. Agora, devemos dizer que o padre, em certo sentido, representa o povo, justamente  enquanto ele representa a Jesus Cristo, cabeça do Corpo Místico, do qual os fiéis são membros. Quando o Sacerdote oferece no altar, fá-lo em nome de Cristo, Sacerdote principal, que oferece em nome de todos os menbros de seu Corpo Místico. De maneira, que em certo sentido, o sacrificio é oferecido em nome do povo. Mas em que sentido o povo deve participar? Já foi explicado por Pio XII: "O fiél une os seus votos de louvor,  de impetração, de expiação e de ação de graças com os votos e intenção do Sacerdote, e mesmo do Sumo Sacerdote, para que, na mesma oblação da vítima que se opera no rito externo do Sacerdote, sejam apresentados ao Eterno Pai".
   Queremos deixar aqui bem claro, que tudo quanto leve os fiéis a conhecer a amar a Sagrada Liturgia só merece aplausos. O mal começa quando, por vezes, se introduzem na cabeça dos fiéis certas idéias de sabor progressista  e protestante. 
    Já ficou suficientemente respondido que  não se deve dizer que o fiél celebra a Missa. No mínimo é uma palavra ambígua que favorece ou dá azo ou dá espaço para interpretações heretizantes.  Vamos empregar a palavra que a Santa Igreja usa no seus catecismos, e sempre no sentido tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário