quinta-feira, 19 de novembro de 2020

CARACTERES DA REDENÇÃO


TEXTOS BÍBLICOS: 1 -(Jesus Cristo)"nos amou e nos lavou dos nossos pecados no seu sangue" (Ap I, 5).

                                    2 - "Salvador nosso, Jesus Cristo, que se deu a si mesmo por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade" (Tt II, 14).

                                    3 -  "Cristo se ofereceu uma só vez para apagar os pecados de muitos (de uma multidão inumerável)" (Hb IX, 28).

 

REFLEXÕES:  1º - A Redenção é UNIVERSAL: Jesus Cristo entregou-se para resgate de todos os homens e de todos os pecados: "Cristo Jesus, que se entregou Ele próprio como resgate por todos (I Tm II, 5 e 6). Cf. Tt II, 14..

2º - A Redenção foi LIVRE: Jesus sofreu e morreu por nós voluntariamente, porque quis. "Foi oferecido em sacrifício porque ele mesmo quis" (Is LIII, 7). O próprio Jesus dissera: "Por isso meu Pai me ama,porque dou minha vida para outra vez a assumir. Ninguém ma tira, mas eu por mim mesmo a dou" (Jo X, 17 e 18).

3º - A redenção foi a SATISFAÇÃO pelo pecado: Esta satisfação foi substitutiva, isto é, efetuada por um MEDIANEIRO, que pagou o débito que a humanidade culpada devia pagar. Foi também UNIVERSAL e PLENA, ou seja, abrangeu toda a humanidade, e foi adequada à ofensa. E não só foi plena, mas, outrossim, SUPERABUNDANTE, pois, sendo Jesus Cristo uma Pessoa divina, seus atos, mesmo os praticados só pela natureza humana, tinham valor infinito. E se as ações mais ínfimas (como alimentar-se, dormir, chorar etc.) já tiveram valor infinito, o sacrifício da cruz atinge alturas incomensuráveis: "Onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rm V, 20). Ó feliz culpa que nos mereceu um tal Redentor!!!

4º - A redenção foi a RECONCILIAÇÃO do homem pecador com Deus: Diz S. Pedro: "Levou nossos pecados no próprio corpo, sobre o madeiro, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça" (I Pe II, 24). Reconciliando o homem com Deus, a redenção foi assim a libertação da escravidão do demônio: "A fim de destruir pela morte (sofrendo na sua carne e derramando Seu Sangue) aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio, e para livrar aqueles que, pelo temor da morte, estavam em escravidão toda a vida" (Hb II, 15). 

5º -  A redenção foi RESTAURAÇÃO: Pelo pecado original o homem perdeu a graça santificante e a glória do Céu. A redenção restitui ao homem estes dons sobrenaturais: "A todos os que O receberam, deu poder de se tornarem filhos de Deus, aos que crêem em seu nome" (Jo I, 12).

"E, se somos filhos, também somos herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; mas isto, se sofremos com Ele, para ser com Ele glorificados" (Rm VIII, 17). Estas palavras de S. Paulo mostram que Deus quer a nossa cooperação. Em outras palavras: Para lucrarem os benefícios da Redenção, os homens têm que expiar seus pecados, em união com Jesus Cristo e segui-Lo levando a cruz de cada dia. Diz S. Agostinho: "Aquele que te criou sem ti, não te salvará sem ti".

 

PARÁBOLA: Um rei muito bondoso adotara como filho um rapaz mendigo. Também o rei deu-lhe como esposa uma linda moça e, após o casamento, colocou-os numa quinta muito rica e bonita. Como filhos adotivos, eles e seus descendentes seriam, um dia, herdeiros, mas com a condição de se lhe conservarem fiéis. Mas o jovem casal não manteve o pacto. O rei, então, mandou-os para o exílio. Ali aquele casal teve muitos filhos que nasceram naquela extrema miséria. Não puderam herdar nem o título de filhos do rei nem suas riquezas, porque seus pais tinham perdido tudo isto. Exilados que estavam, não podiam também entrar no palácio do rei.

O rei era tão bom que mandou o seu único filho  por natureza ir até aquele exílio. O príncipe  cumpre exatamente a vontade de seu pai e, à custa de fadigas, de suores, de feridas, adquire grandes benemerências junto do pai, e lhe diz: Por estes merecimentos te peço que os filhos adotivos desterrados e tornados pobres por culpa própria, possam todos regressar à vida feliz na corte real. O rei consente; mas estabelece um tempo de prova, para que cada um, com a fidelidade ao Soberano e com a observância das leis do Estado, se tornem dignos do favor.

Esta é uma imagem do que Jesus Cristo fez para nos salvar, e da condição que nos estabeleceu nesta terra, antes de nos admitir à glória do Céu.

É sumamente urgente fazermos o que o primeiro chefe visível da Igreja, Simão Pedro, indicou: "Portanto, irmãos, ponde cada vez maior cuidado em tornardes certa a vossa vocação e eleição por meio das boas obras, porque, fazendo isto, não pecareis jamais. Desde modo vos será dada largamente a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (II Pe I, 10 e 11). Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário