terça-feira, 10 de novembro de 2020

A VIDA CRISTÃ

 

TEXTO BÍBLICO: "Eu sou a verdadeira videira... Permanecei em mim e Eu em vós. Como a vara não pode de si mesma dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. O que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer" (Jo XV, 1-5).

REFLEXÕES: A SS. Trindade, fonte de todo bem, deu-nos  todo um organismo sobrenatural: a graça habitual (santificante), as virtudes infusas e os sete dons. Mas o homem, por si mesmo, não tem condição de fazer movimentar esta vida sobrenatural. Deus, então, nos dá as graças atuais. Tudo isto, porém, é operado pelos méritos e satisfações do nosso divino Salvador. Por esta razão, esta vida sobrenatural é chamada CRISTÃ. Podemos e devemos dizer mesmo que Cristo é toda a vida espiritual. Na verdade, tudo na vida cristã, converge para Cristo, fonte de toda santidade.

Jesus Cristo é a causa MERITÓRIA, a causa EXEMPLAR e a causa VITAL da nossa santificação. (Explanaremos tudo isto em artigos distintos). Cristo é a causa meritória, porque Ele reconquistou os nossos direitos à graça e à glória no Céu. É a causa exemplar porque mostra com seus exemplos como devemos viver para nos santificarmos.  É a causa vital da nossa santificação porque é a Cabeça deste Corpo Místico (Igreja) de que somos membros.

No Santo Sacrifício da Missa, pouco depois da Consagração, o celebrante, tendo na mão direita a Hóstia divina, traça com ela cinco cruzes, dizendo: "Por Ele, com Ele e n'Ele, a Vós Deus Pai Onipotente, na unidade do Espírito Santo, demos toda honra e glória". Sim, por Cristo, com Cristo e em Cristo, é que a SS. Trindade nos santifica. Como a Santíssima Eucaristia é o próprio Jesus, ela é a fonte e o ápice da vida cristã. Contém todo o bem espiritual da Igreja. A nossa santificação está na união íntima com Jesus Cristo. E justamente a Comunhão aumenta esta união com Ele: "Quem come a minha carne e bebe meu sangue, permanece em Mim e Eu nele" (Jo VI, 57).

Como todos os SACRAMENTOS foram instituídos por Jesus Cristo e d'Ele recebem toda eficácia, também dão a vida de fé do cristão: origem (Batismo) e o crescimento (Confirmação e Eucaristia), cura (Penitência e Unção dos Enfermos) e missão (Ordem e Matrimônio).

A ORAÇÃO  é, outrossim, elemento indispensável da vida cristã: é feita em NOME de Nosso Senhor Jesus Cristo. E Ele afirmou que o Pai nos concederá tudo o que pedirmos em seu nome (Cf. Jo XV, 16).

EXEMPLO:  Atalarico, rei dos Godos, sendo pagão, perseguiu a ferro e fogo os cristãos. Fazia passar pelas regiões um carro tendo em cima a estátua de um ídolo: todos aqueles que não saíssem para adorá-lo, eram mortos.

Na região onde morava S. Saba, havia pagãos tão afeiçoados a este servo de Deus por causa de sua caridade, que a todo transe queriam conservá-lo em vida. Mas, bem sabendo que de modo algum ele se deixaria persuadir a apostatar, pensaram em ir ter com os oficiais imperiais para atestarem que no seu distrito não havia sequer um só cristão e portanto não deviam perder o tempo em ir lá com o carro e com o ídolo. Mas S. Saba soube deste pensamento e começou a gritar: "Desventurados, que é que estais maquinando? Quereis dizer uma mentira para me salvar? Quereis ofender a Deus para me conservardes a vida? Que é a minha vida e o mundo todo para que se deva antepô-lo à glória de Jesus?

E quando chegou o carro do ídolo, logo ele saiu fora de sua tenda gritando: "Não adorarei o demônio! Pela graça de Deus, nunca renunciarei ao meu divino Redentor, Nosso Senhor Jesus Cristo! Sou cristão e podem matar-me. E assim o fizeram. (Vida dos Santos, por Vogel).

Ó Jesus, dai-me a vossa graça, o vosso amor e a perseverança neles até ao fim! Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário