quarta-feira, 26 de setembro de 2018

RECOLHIMENTO DE ESPÍRITO



Vivemos num mundo extremamente barulhento e agitado. Isto constitui um grande perigo para a nossa vida interior, isto é, para a nossa união com Deus. Pois, a Sagrada Escritura afirma que Deus não está na agitação, "non in commotione Dominus" (1 Reis XIX, 11) . E o próprio Deus, aparecendo a Abraão disse-lhe: "Anda na minha presença e serás perfeito" (Gên. XVII, 1) . Quando um pecador se converte, com certeza, é porque, por algum tempo saiu do barulho e se recolheu dentro de si.  Foi o que aconteceu com o filho pródigo: forçado pela miséria, retirou-se da agitação das orgias, e entrou em si e começou a meditar na casa paterna. Muitos católicos cubanos só foram ver o mal do comunismo ateu quando se viram obrigados a entrar em si levados pela miséria. O mesmo está acontecendo na Venezuela.  Assim o recolhimento de espírito é o primeiro passo de uma alma, que volta do pecado à graça. O pecador abre os olhos e, então, o mundo, os prazeres, a morte, mostram-se-lhe tais quais são. A santidade de Deus faz que o pecador que se envergonhe das próprias desordens; a bondade de Deus, fá-lo envergonhar das próprias ingratidões; a justiça de Deus leva-o a temer os perigos que o ameaçam.  Daí seguem-se firmes resoluções e a conversão. Foi o recolhimento de espírito que começou esta obra.

Ademais, o recolhimento de espírito afasta de nós muitas tentações. S. Gregório Magno aplica ao homem que vive no recolhimento de espírito, esta bela passagem de Isaías: "Aquele que anda na justiça e fala a verdade, o que rejeita as riquezas adquiridas com a extorsão, e que sacode as suas mãos de todo o presente, que tapa os seus ouvidos para não ouvir conversas sanguinárias e fecha os seu olhos para não ver o mal. Este habitará nas alturas, as altas rochas fortificadas serão o seu abrigo; ser-lhe-á dado pão, e a água nunca lhe faltará" (Isaías XXXIII, 15 e 16). 

Na verdade, viver no recolhimento de espírito é conservar-se em uma doce, mas contínua atenção às inspirações da graça para as auxiliar, e aos impulsos da natureza para os reprimir, ou dirigir. Uma alma distraída, uma alma que sai continuamente por todas as portas dos seus sentidos, anda sempre em busca de algum gozo natural e vai colocar-se nas tentações, nas ocasiões de pecado.

Donde, o recolhimento de espírito, ao contrário, preserva-nos do pecado porque traz à alma luz e força, duas coisas que triunfam do pecado, que é obra de trevas e de fraqueza.  O exercício da presença de Deus é luz para alma. Deus está presente e é o Juiz das nossas intenções e ações. Vê-me e vai julgar-me até por uma palavra ociosa.

Imaginem como os comunistas, que, nem sequer acreditam que Deus exista, são capazes de cometer todas as barbaridades possíveis e apoiar os bandidos. Todos os bandidos votarão nos candidatos de esquerda. É absolutamente necessário que todas as pessoas de bem, entrem em si e meditem e depois votem no candidato da direita que tem fé em Deus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário