sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ALGUMAS PASSAGENS DA BÍBLIA SOBRE O HOMEM E A MULHER



Gênesis I, 27 e 28: "E criou Deus o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, e criou-os macho e fêmea.E Deus os abençoou, e disse: Crescei e multiplicais-vos, e enchei a terra".

Gênesis II, 18 e 21-25: "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; façamos-lhe um adjutório semelhante a ele". (...) Mandou, pois, o Senhor Deus um profundo sono a Adão; e, enquanto ele estava dormindo, tirou uma das suas costelas, e pôs carne no lugar dela. E da costela, que tinha tirado de Adão, formou o Senhor Deus uma mulher; e a levou a Adão. E Adão disse: Eis aqui agora o osso de meus ossos e a carne da minha carne; ela se chamará Virago, porque do varão foi tomada. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e serão dois numa só carne. Ora um e outro, isto é, Adão e sua mulher, estavam nus; e não se envergonhavam".

Gênesis III, 6: "Viu, pois, a mulher que (o fruto) da árvore era bom para comer, e formoso aos olhos, e de aspecto agradável; e tirou do fruto dela, e comeu; e deu a seu marido, que também comeu".

Gênesis III, 11-13: "Disse-lhe [ao homem]: Mas quem te fez conhecer que estavas nu, senão o ter comido da árvore, de que eu te tinha ordenado que não comesses? Adão disse: A mulher, que me deste por companheira, deu-me (do fruto) da árvore, e comi. E o Senhor Deus disse à mulher: Por que fizeste isto? Ela respondeu: A serpente enganou-me, e comi".

Gênesis III, 16-20: "Disse também [Deus] à mulher: Multiplicarei os teus trabalhos, e (especialmente os de) teus partos. Darás à luz com dor os filhos, e estarás sob o poder do marido, e ele te dominará. E disse a Adão: Porque deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore, de que eu te tinha ordenado que não comesses, a terra será maldita por tua causa; tirarás dela o sustento com trabalhos penosos todos os dias da tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. Comerás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra, de que foste tomado; porque tu és pó, e em pó te hás de tornar. E Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes".

Eclesiástico IX, 2: "Não dês à mulher poder sobre a tua alma, para que se não levante contra a tua autoridade, e fiques envergonhado".

Eclesiástico XXV, 1-4: "De três coisas se compraz o meu espírito, as quais têm a aprovação de Deus e dos homens: A concórdia entre os irmãos, o amor dos próximos, e um marido e mulher que se dão bem entre si. Três sortes (há de pessoas) que a minha alma aborrece, e cuja vida me é insuportável: Um pobre soberbo, um rico mentiroso, um velho fátuo e insensato".

Eclesiástico XXV, 22, 23 e 27: "Não há cabeça pior do que a cabeça da cobra; e não há ira pior do que a ira da mulher. Será melhor viver com um leão e com um dragão, do que habitar com uma mulher má" (...). "O que é para os pés de um velho o subir um monte de areia, isso é para um homem sossegado uma mulher desbocada" (...). Da mulher nasceu o princípio do pecado, e por causa dela é que todos morremos".

Eclesiástico XXVI, 1-4: "Ditoso o homem que tem uma virtuosa mulher, porque será dobrado o número de seus anos. A mulher forte é a alegria de seu marido, e lhe fará passar em paz os anos da sua vida. A mulher virtuosa é uma sorte excelente, é o prêmio dos que temem a Deus, e será dada ao homem pelas suas boas obras. Terá satisfeito o coração, seja rico ou pobre, e o seu rosto ver-se-á sempre alegre".

Eclesiástico XXVI, 16-24: "A graça de uma mulher cuidadosa deleitará o seu marido, e lhe infundirá vigor até aos ossos. O seu bom proceder é um dom de Deus. Sendo uma mulher sensata, é amiga do silêncio; nada é comparável a uma alma bem educada. Graça sobre graça é a mulher santa e cheia de pudor. Todo o preço é nada em comparação de uma alma casta. O que é o sol para o mundo, quando nasce nas alturas de Deus, assim é a bondade duma mulher virtuosa para ornamento da sua casa. Como a lâmpada que brilha sobre o candelabro sagrado, assim é a graciosidade do rosto numa idade madura. Como colunas de ouro sobre bases de prata, assim estão firmes sobre as suas plantas os pés da mulher constante. Como fundamentos eternos sobre pedra sólida, assim são os mandamentos de Deus no coração da mulher santa".

Provérbios XI, 22: "Um anel de ouro no focinho duma porca, tal é a mulher formosa que se aparta da razão".

Provérbios XII, 3 e 4: "O homem não se firmará pela impiedade, mas a raiz dos justos não será abalada. A mulher forte é a coroa do marido, porém a que faz coisas dignas de confusão é a cárie nos seus ossos".

Provérbios XIV, 1 e 2: "A mulher prudente edifica sua casa; a insensata destruirá com suas próprias mãos a que está já feita. Aquele que anda pelo caminho direito, e que teme a Deus, é desprezado por aquele que anda pelo caminho infame".

Eclesiastes XII, 13: "Teme a Deus e observa os seus mandamentos, porque nisto está o homem todo".

Eclesiastes VII, 26-30: "Eu discorri no meu espírito por todas as coisas, para saber, considerar e buscar a sabedoria e a razão de tudo e para conhecer a impiedade do insensato e o erro dos imprudentes; achei que é mais amargosa do que a morte a mulher corrompida, a qual é um laço de caçadores, o seu coração uma rede e as suas mãos umas cadeias. Aquele que agrada a Deus, fugirá dela; o que, porém, é pecador, será apanhado por ela". (...) " O que eu unicamente achei foi que Deus criou o homem reto, e que ele mesmo se meteu em infinitas questões".

Salmo 127, 1-6: "Ditosos todos os que temem o Senhor, e os que andam nos seus caminhos. Quando comeres do trabalho das tuas mãos, bem-aventurado és, e te irá bem. Tua esposa será como um vinha fecunda, no interior da tua casa. Teus filhos, como mudas de oliveiras,ao redor de tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme o Senhor".

S. Marcos X, 2-12: "Aproximando-se os fariseus, perguntavam-Lhe [a Jesus] para o tentarem: É lícito ao marido repudiar sua mulher? Ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? Responderam eles: Moisés permitiu escrever libelo de repúdio, e separar-se dela. Jesus disse-lhes: Por causa da dureza de vosso coração é que ele vos deu esse mandamento. Porém, no princípio, quando Deus os criou, 'formou-os homem e mulher. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher; e os dois serão uma só carne'. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto não separe o homem o que Deus uniu. Em casa os seus discípulos interrogaram-no novamente sobre o mesmo assunto. Ele disse-lhes: Qualquer que repudiar sua mulher e se casar com outra, comete adultério contra a primeira; e, se a mulher repudiar seu marido e se casar com outro, comete adultério".

1 Coríntios VII, 10 e 11: "Quanto àqueles que estão unidos em matrimônio, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não separe do marido. e, se ela se separar, fique sem casar, ou reconcilie-se com seu marido. O marido igualmente não repudie sua mulher".

Efésios V, 21-33: "Sede [marido e mulher]submissos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres sejam sujeitas a seus maridos, como ao Senhor, porque o marido é cabeça da mulher, como Cristo é cabeça da Igreja, seu corpo, do qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim o estejam também as mulheres a seus maridos em tudo. Maridos, amai as vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja e por ela se entregou a si mesmo, para a santificar, purificando- no batismo da água pela palavra da vida, para apresentar a si mesmo esta Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e imaculada. Assim também os maridos devem amar as suas mulheres, como os seus próprios corpos. O que ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque ninguém aborreceu jamais a sua própria carne, mas nutre-a e cuida dela, como também Cristo o faz à Igreja, porque somos membros do seu corpo, da sua carne e dos seus ossos. 'Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher; e serão os dois uma só carne'. Este mistério é grande, mas eu o digo em relação a Cristo e à Igreja. Por isso também cada um de vós ame sua mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o seu marido".

Colossenses III, 18 e 19: "Mulheres, estai sujeitas a vossos maridos, como convém, no Senhor. Maridos, amai vossas mulheres e não sejais ásperos para com elas".

1 S. Pedro III, 1-8: "Igualmente, vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, para que, se alguns não creem na palavra, sejam ganhados pelo proceder de suas mulheres, sem a palavra, considerando a vossa vida casta com temor. Não seja o vosso adorno exterior: cabelos frisados, adereços de ouro, gala e preparo dos vestidos, mas seja interior e oculto no coração, que consiste na pureza de um espírito pacífico e modesto, o qual é de grande valor diante de Deus.(...). Do mesmo modo vós, maridos, convivei sabiamente com vossas mulheres, tratando-as com honra, como seres mais fracos e como herdeiras convosco da graça da vida, a fim de que não sejam impedidas as vossas orações".

1 Coríntios XI, 7-12: "O homem, na verdade, não deve cobrir a sua cabeça, porque é a imagem e a glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. De fato, o homem não foi feito da mulher, mas a mulher do homem. E o homem não foi criado por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do homem. Por isso a mulher deve trazer sobre a cabeça (o sinal do) poder por causa dos anjos. Contudo nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, se a mulher foi tirada do homem, também o homem é concebido pela mulher e todas as coisas vêm de Deus".

1 Coríntios XIV, 34: "As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar, mas devem estar sujeitas, como também o diz a lei. E se querem se instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos, porque é vergonhoso para uma mulher o falar na Igreja. Porventura é de vós que saiu a palavra de Deus? Ou é só a vós que ela chegou?"

1 Timóteo II, 11-15: "A mulher aprenda, em silêncio, com toda a sujeição. Não permito à mulher que ensine, nem que tenha domínio sobre o homem, mas esteja em silêncio, porque Adão foi formado primeiro, e depois, Eva. Adão não foi seduzido, mas a mulher (é que, sendo) seduzida, prevaricou. Contudo, salvar-se-á pela educação dos filhos, se permanecer na fé, na caridade e na santidade, unidas à modéstia".

NB.: Se, porventura, alguém tem alguma dúvida quanto à interpretação de qualquer um destes textos das Sagradas Escrituras, tenha a plena liberdade de me perguntar. Responderei com a interpretação dos Santos Padres da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário