A IGREJA CORPO
"MÍSTICO" DE CRISTO
"Cristo é a Cabeça do Corpo da Igreja" (Colossenses I, 18).
"Ao meditar este ponto da doutrina católica ocorrem-nos
logo aquelas palavras do Apóstolo: 'Onde o delito abundou superabundou a graça'
(Rom V, 20). Sabemos que Deus constituiu o primeiro progenitor do gênero humano
em tão excelsa condição, que com a vida terrena transmitiria aos seus
descendentes a vida sobrenatural da graça celeste. Mas depois da triste queda
de Adão toda a humana linhagem, infeccionada pela mancha original, perdeu o
consórcio da natureza divina (cf 2 Ped I, 4) e todos ficamos sendo filhos de
ira (Ef II, 3). Deus, porém, na sua infinita misericórdia 'amou tanto ao mundo
que lhe deu seu Filho unigênito' (Jo III, 16); e o Verbo do Eterno Pai, com a
mesma divina caridade, revestiu a natureza humana da descendência de Adão, mas
inocente e imaculada, para que do novo e celeste Adão dimanasse a graça do
Espírito Santo a todos os filhos do primeiro pai; e estes que pelo primeiro pecado
tinham sido privados da filiação adotiva de Deus, pelo Verbo encarnado, feitos
irmãos segundo a carne do Filho Unigênito de Deus, recebessem o poder de virem
a ser filhos de Deus (Cf Jo I, 12).
"E assim Jesus Crucificado não só reparou a justiça do
Eterno Pai ofendida, senão que nos mereceu a nós, seus consaguíneos, inefável
abundância de graças. Estas graças podia Ele distribuí-las diretamente por si
mesmo a todo o gênero Humano. Quis, porém, comunicá-las por meio da Igreja
visível, formada por homens, a fim de que por meio dela todos fossem em certo
modo seus colaboradores na distribuição dos divinos frutos da Redenção. E assim
como o Verbo de Deus, para remir os homens com suas dores e tormentos, quis
servir-se da nossa natureza, assim, de modo semelhante, no decurso dos séculos
se serve da Igreja para continuar perenemente a obra começada".
"Ora, para definir e descrever esta verdadeira Igreja
de Cristo, - que é Santa, Católica, Apostólica Igreja Romana, nada há mais
nobre, nem mais excelente, nem mais divino do que o conceito expresso na
denominação "Corpo Místico de Jesus Cristo"; conceito que
imediatamente resulta de quanto nas Sagradas Escrituras e nos escritos dos
Santos Padres frequentemente se ensina".
"Que a Igreja é um corpo, ensinam-nos muitos passos da
Sagrada Escritura. 'Cristo, diz o Apóstolo, é a Cabeça do Corpo da Igreja' (Col
I, 18). Ora, se a Igreja é um Corpo, deve necessariamente ser um todo sem
divisão, segundo aquela sentença de
Paulo: 'Nós, muitos, somos um só corpo em Cristo' (Rom XII, 5). E não só deve
ser um todo sem divisão, mas também algo concreto e visível, como afirma Nosso
Predecessor de feliz memória Leão XIII, na Encíclica 'Satis Cognitum': 'Por
isso mesmo que é um corpo, é a Igreja visível aos olhos'.
"Estão pois longe da verdade revelada os que imaginam a
Igreja por forma, que não se pode tocar nem ver, mas é apenas, como dizem, uma
coisa 'pneumática' que une entre si com vínculo invisível muitas comunidades
cristãs, embora separadas na fé."
"O corpo requer também multiplicidade de membros, que
unidos entre si se auxiliem mutuamente. E como no nosso corpo mortal, quando um
membro sofre, todos os outros sofrem com ele, e os sãos ajudam os doentes;
assim também na Igreja os membros não vivem cada um para si, mas socorrem-se e
auxiliam-se uns aos outros, tanto para mútua consolação, como para o
crescimento progressivo de todo o Corpo".
"Mais ainda. Como na natureza não basta qualquer
aglomerado de membros para formar um corpo, mas é preciso que seja dotado de
órgãos ou membros com funções distintas e que estejam unidos em determinada
ordem, assim também a Igreja deve chamar-se corpo sobretudo porque resulta de
uma boa e apropriada proporção e conjunção de partes e é dotada de membros
diversos e unidos entre si. É assim que o Apóstolo descreve a Igreja quando
diz: 'como num só Corpo temos muitos membros, e os membros não têm todos a
mesma função, assim muitos somos um só Corpo de Cristo, e todos e cada um
membros uns dos outros' (Rom XII, 4).
"Não se julgue, porém, que esta bem ordenada e
'orgânica' estrutura do Corpo da Igreja se limita unicamente aos graus da
hierarquia; ou, ao contrário, como pretende outra opinião, consta unicamente de
carismáticos, isto é, dos fiéis enriquecidos de graças extraordinárias, que
nunca hão de faltar na Igreja. É fora de dúvida que todos os que neste Corpo
estão investidos de poder sagrado são membros primários e principais, já que
são eles que, por instituição do próprio Redentor, perpetuam os ofícios de
Cristo Doutor, Rei e Sacerdote. Contudo, os Santos Padres, quando celebram os
ministérios, graus, profissões, estados, ordens, deveres deste Corpo Místico,
não consideram só os que têm ordens sacras, senão também todos aqueles que,
observando os conselhos evangélicos, se dão à vida ativa, ou à contemplativa,
ou à mista, segundo o próprio instituto; bem como os que, vivendo no século, se
consagram ativamente a obras de misericórdia espirituais ou corporais; e
finalmente também os que vivem unidos pelo santo Matrimônio"
"Antes é de notar que, sobretudo nas atuais
circunstâncias, os pais e as mães de família, os padrinhos e madrinhas, e
notadamente todos os seculares que prestam o seu auxílio à Hierarquia
eclesiástica na dilatação do reino de Cristo, ocupam um posto honorífico,
embora muitas vezes humilde, na sociedade cristã, e podem muito bem sob a
inspiração e com o favor de Deus subir aos vértices da santidade, que por
promessa de Jesus Cristo nunca faltará na Igreja" (Todo o artigo compõe-se
de excertos da Encíclica do Papa Pio XII "MYSTICI CORPORIS CHRISTI" -
1943).
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